Rivais históricos, Barcelona e Real Madrid se unem para lançar marca com foco em NFTs, metaverso, games e criptomoedas
Gigantes espanhóis do futebol mundial deram entrada no pedido de registro de marca para produtos e serviços relacionados à tecnologia blockchain e criptomoedas na última sexta-feira, 5.
Dois gigantes do futebol espanhol e mundial, o FC Barcelona e o Real Madridd FC deram entrada a um pedido de registro de marca conjunto para aplicações no metaverso. A revelação foi feita pelo advogado especializado em registro de marcas, Mike Kondoudis, em uma postagem publicada no Twitter, na quinta-feira 11.
O registro do pedido conjunto foi feito na última sexta-feira, 5, e contempla uma gama variada de produtos e soluções baseados em tecnologia blockchain. Há desde itens virtuais em formato de NFTs (tokens não fungíveis), como uniformes e outros artigos esportivos virtuais, passando por jogos eletrônicos, conteúdos intetativos baseados em realidade virtual, até softwares para diferentes finalidades, incluindo o gerenciamento de transações realizadas com criptomoedas e carteiras digitais.
Uma marca com um grande “C” estilizado e os emblemas oficiais dos dois clubes também consta do documento enviado ao Escritório de Marcas Registradas e Patentes dos EUA (USPTO).
Marca registrada por Real Madrid e Barcelona no pedido enviado ao USPTO (captura de tela). Fonte: USPTO
A parceria entre os rivais é surpreendente no âmbito esportivo, mas não no que diz respeito a incorporação de recursos e funcionalidades da tecnologia blockchain e das criptomoedas à realidade de Barcelona e Real Madrid.
Até então, nessa disputa específica, o Barcelona parece estar em ampla vantagem. O clube lançou seu fan token oficial em fevereiro de 2020, através de uma parceria com a Socios.com. De acordo com a Socios.com, o fan token do Barcelona já movimentou US$ 40,07 milhões desde o lançamento em 2020. O BAR concede aos proprietários acesso a uma plataforma de engajamento que dá direito a ingressos VIP, produtos oficiais exclusivos, além de outros eventos e promoções.
Recentemente, ambas as partes anunciaram um novo empreendimento conjunto. A plataforma de engajamento de fãs de esportes baseada em tecnologia blockchain Chiliz (CHZ), subordinada à Socios.com, adqiriu uma participação no Barça Studios, uma divisão do tradicional clube espanhol que desenvolve projetos com foco no metaverso e em NFTs, além de produções audiovisuais. O investimento foi de US$ 100 milhões.
Já o Real Madrid chegou a negociar as bases de um contrato para lançamento do seu fan token oficial em parceria com a Socios.com em março de 2021, mas na última hora houve um desacordo entre as partes, inviabilizando o acerto. Até então, o clube é um dos raros gigantes do futebol europeu que não possui o seu próprio criptoativo.
Antes da união dos dois maiores clubes da Espanha em torno da tecnologia blockchain, a La Liga, entidade que gerencia o campeonato espanhol de futebol, havia fechado um acordo com a empresa sul-coreana TVM para criação de um metaverso focado na experiência dos torcedores, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil na ocasião.
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