Hackers dispensam recompensa de R$ 2 bi e transferem Bitcoin para nova carteira
A oferta de uma recompensa de $ 400 milhões parece não ser suficiente para os ladrões que roubaram uma grande quantidade de Bitcoin do Bitfinex em 2016. O estoque roubado continuou a se mover para carteiras diferentes ao longo dos anos.
De acordo com um tweet de segunda-feira pelo bot de rastreamento de transações do Whale Alert Bitcoin, 467,67 BTC do hack do Bitfinex de 2016 foi movido para uma nova carteira. Com base no preço atual do Bitcoin, a transferência está avaliada em cerca de US $ 5,77 milhões.
Detalhes da Blockchain mostram que os fundos de segunda-feira foram a primeira transação para a nova carteira em questão. A transferência também é o acontecimento mais recente envolvendo os fundos roubados de 2016, com duas outras transferências feitas no início do ano.
A transferência de segunda-feira aconteceu apesar dos esforços renovados da Bitfinex para recuperar os fundos roubados. Conforme relatado anteriormente pelo BeInCrypto, a plataforma oferece uma recompensa de $ 400 milhões pela devolução dos 119.973 BTC restantes do furto.
Como parte do esquema de recompensa, a Bitfinex diz que dará 5% do saque recuperado para qualquer pessoa que puder conectar a exchange com os hackers e até mesmo oferecerá aos próprios ladrões 25% se eles entregarem o saque. Se os hackers aceitarem a recompensa, o pagamento provavelmente será via Tether (USDT).
Ao optar por mover o montante, parece que a oferta não é atraente o suficiente. Dos 120.000 BTC roubados durante o ataque, a Bitfinex conseguiu recuperar apenas 27 BTC em fevereiro de 2019. Os fundos roubados no valor de cerca de US $ 72 milhões na época do roubo agora somam US $ 1,4 bilhão a preços atuais.
Isso dá pouco incentivo para os hackers desistirem de US $ 1,4 bilhão no BTC por uma recompensa menor de US $ 400 milhões.
No entanto, dada a natureza rastreável da rede, liquidar o saque pode ser difícil. Regulamentos estritos em muitas jurisdições exigem que as exchanges cumpram com o know your customer (KYC) .
Roubos, hacks e golpes continuam a ser um problema no espaço da cripto. De acordo com um relatório do De Correspondent no início do ano, cerca de $ 16,7 bilhões foram perdidos para malfeitores entre 2011 e 2019.
Exchanges hackeadas e vítimas de golpes também continuam a trabalhar com as agências de segurança pública para prender esses atores desonestos. Em julho, a polícia chinesa prendeu os principais agentes envolvidos no esquema ponzi PlusToken.
O artigo Hackers dispensam recompensa de R$ 2 bi e transferem Bitcoin para nova carteira foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.