Grayscale relata que 99% das cartas enviadas à SEC dos EUA são a favor de ETF de Bitcoin à vista

“A aprovação de todo e qualquer produto de investimento vinculado ao Bitcoin fortalece nossos argumentos sobre por que o mercado dos EUA merece um ETF de Bitcoin”, disse o CEO Michael Sonnenshein.

A administradora de ativos digitais Grayscale relatou apoio esmagador em comentários públicos sobre seu pedido para lançar um fundo negociado em exchange (ETF) de Bitcoin à vista.

Em uma carta enviada na segunda-feira aos investidores, a Grayscale disse que das mais de 11.400 cartas que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, ou SEC, recebeu em relação ao seu veículo de investimento proposto em Bitcoin (BTC), “99,96% dessas cartas de comentários foram de apoio ao pedido da Grayscale” até 9 de junho. De acordo com a Grayscale, cerca de 33% das cartas questionavam a falta de um ETF BTC à vista nos EUA, dado que a SEC já havia aprovado veículos de investimento vinculados a futuros de Bitcoin, como foi o caso do ProShares e Valkyrie.

“As ações da SEC nos últimos oito meses […] sinalizaram um maior reconhecimento e conforto com a maturidade do mercado de Bitcoin subjacente”, disse Michael Sonnenshein, CEO da Grayscale. “A aprovação de todo e qualquer produto de investimento vinculado ao Bitcoin fortalece nossos argumentos sobre por que o mercado dos EUA merece um ETF Bitcoin à vista.”

Uma mensagem de @Sonnenshein para investidores $GBTC, sobre tudo o que fizemos e tudo o que estamos prontos para fazer: https://t.co/j1FpuLCpKY 

— Grayscale (@Grayscale) 27 de junho de 2022

O órgão regulador está atualmente analisando o pedido da Grayscale, permitindo que a empresa converta ações de seu Bitcoin Trust (GBTC) em um fundo com suporte físico, que, se aprovado, seria a primeira oferta de ETF de BTC à vista nos Estados Unidos. O pedido está chegando ao fim de um processo de avaliação de 240 dias, que começou em novembro de 2021 e termina em 6 de julho.

Embora a campanha da Grayscale para incentivar comentários públicos para a SEC esteja em andamento desde fevereiro, muitos especialistas do setor sugeriram que a aprovação do órgão regulador a tal oferta era improvável. A SEC rejeitou pedidos semelhantes do NYDIG e Global X em março e da One River Digital em maio. O presidente da SEC, Gary Gensler, muitas vezes deu entrevistas quando questionado sobre quando a comissão poderia aprovar um ETF de Bitcoin à vista, dizendo em fevereiro que daria ao assunto uma “consideração cuidadosa”.

“[Na minha opinião] as chances de o GBTC ser convertido em um ETF na próxima semana são de 0,5%”, disse Eric Balchunas, analista de ETF da Bloomberg. “As mesmas chances que o NY Jets tem de vencer o Super Bowl.”

Não está claro quais movimentos a Grayscale pode fazer se a SEC negar seu pedido na próxima semana. A empresa disse que estava “inequivocamente comprometida” em converter seu fundo BTC em um ETF, contratando um ex-procurador-geral dos EUA em junho para trabalhar como estrategista jurídico sênior para seu requerimento. Em maio, a gestora de ativos digitais lançou um ETF vinculado a criptomoedas na Bolsa de Valores de Londres, na Borsa Italiana e na Deutsche Börse Xetra.

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...