Grayscale se arma para batalha legal com SEC dos EUA sobre ETF de Bitcoin

“Acho que todas as opções estão na mesa”, disse o CEO da Grayscale, acrescentando que a empresa colocou seus “recursos totais” na conversão de seu principal fundo Bitcoin.

O CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, disse que a empresa está se preparando para uma batalha legal se o fundo negociado em exchange (ETF) de Bitcoin à vista da Grayscale for negado pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

Em entrevista à Bloomberg na terça-feira, Sonnenshein foi questionado se consideraria a opção de ação judicial via Lei de Procedimento Administrativo (APA) se o pedido de seu ETF de Bitcoin à vista fosse negado pelo regulador financeiro.

“Acho que todas as opções estão na mesa”, respondeu ele, destacando a importância de continuar defendendo os investidores. A próxima data para a decisão sobre a aprovação ou negação do produto de investimento é 6 de julho de 2022. Anteriormente, foi adiada em fevereiro e o pedido foi originalmente submetido em outubro de 2021.

“A equipe da Grayscale tem investido todos os recursos de nossa empresa na conversão do GBTC, nosso principal fundo, em um ETF. É muito importante que os investidores saibam que temos os defendido e continuaremos a defendê-los.”

A Grayscale anunciou em outubro de 2021 que planejava converter seu Bitcoin Trust em um ETF liquidado em Bitcoin (BTC). A SEC atrasou a decisão de aprovar o produto em dezembro de 2021, alegando que era necessário um período mais longo para considerar as mudanças propostas e repetiu essa ação em fevereiro.

A SEC abriu as mudanças propostas pela Grayscale ao feedback do público. O feedback recebido pelo regulador mostrou que 95% dos que responderam apoiaram a conversão, de acordo com uma análise feita em fevereiro. A Grayscale dedicou uma parte de seu site para incentivar os investidores a enviar comentários à SEC.

“O GBTC hoje é de propriedade de investidores em todos os 50 estados, e atualmente existem mais de 800.000 contas nos EUA, todas esperando pacientemente para convertê-lo em um ETF”, disse Sonnenshein.

“Foi realmente um anúncio muito emocionante que agora temos ETFs de futuros de Bitcoin no mercado, mas, infelizmente, isso forçou os investidores a entrar nesses produtos de futuros de Bitcoin, porque esses são os únicos que existem.”

Sonnenshein acrescentou que a Grayscale foi encorajada pelo incentivo da SEC às exchanges de criptomoedas para se registrarem no órgão regulador, bem como pelo recente decreto do presidente Biden sobre criptomoedas.

“Em última análise, acreditamos que é uma questão de quando, não uma questão de se um ETF Bitcoin à vista será aprovado.”

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...