Grayscale Bitcoin Trust se aproxima de sua máxima em 2023 após BlackRock anunciar seu ETF

O interesse de compra de investidores institucionais em relação ao GBTC acompanha a expectativa de que a BlackRock conseguirá o primeiro ETF de Bitcoin com preço de varejo

Os planos com Bitcoin (BTC) da BlackRock parecem ter provocado uma recuperação no mais tradicional veículo de investimento institucional em BTC.

Dados do recurso de monitoramento CoinGlass mostram que, em 17 de junho, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) quase atingiu novos recordes de 2023.

“Ágio” do GBTC fica abaixo de -37%

O sentimento do mercado do Bitcoin mostrou uma melhora modesta no final da semana passada, quando surgiram notícias de que a maior gestora de ativos do mundo, a BlackRock, havia entrado com um pedido para lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) de preço à vista do BTC.

Embora ainda não seja permitido nos Estados Unidos, um ETF à vista de uma entidade robusta como a BlackRock deve ter mais chances de quebrar o impasse legal, dizem alguns.

Enquanto isso, no entanto, sinais de otimismo além do sentimento estão se tornando mais claros, com o GBTC sendo negociado com um grande desconto para o BTC no preço de varejo, que está subindo.

De acordo com a CoinGlass, esse desconto, ou um “ágio” negativo, usado para caracterizar os preços das ações do GBTC, está atualmente em -36,6%.

Embora ainda com grandes descontos, o GBTC é negociado mais perto de zero do que em quase qualquer época deste ano. No dia 13 de junho, por exemplo, o desconto estava mais próximo de -44%.

Ágio do GBTC vs. ativos em custódia vs. gráfico do BTC/USD (screenshot). Fonte: CoinGlass

“Se o ETF da BlackRock for aprovado, o verdadeiro vencedor aqui será $ GBTC”, escreveu Adam Cochran, sócio da empresa de capital de risco Cinneamhain Ventures, em parte de um comentário feito no Twitter no fim de semana.

“Porque a BlackRock mostrará o caminho para a conversão, e o desconto de 40% ou mais do GBTC será resolvido com o crescimento da indústria.”

Cochran disse que achava que a oferta da BlackRock tinha “boas chances” de obter a aprovação regulatória dos EUA.

“Estrutura muito diferente de outros esforços de um gigante que não perde. ‘Trust resgatável de 30 atos com resgates (ao contrário do GBTC) + arquivamento de alteração de regra proposta. Eles vieram para jogar”, acrescentou.

ARK ainda não acompanhou os compradores

O movimento da BlackRock já está envolto em controvérsia própria, já que os comentaristas do mercado discutem se é, de fato, um ETF.

Alguns argumentam que será simplesmente um ‘trust’ semelhante ao GBTC, enquanto outros, incluindo Cochran, adotam uma visão mais matizada.

“Não há problema em chamá-lo de ETF, pessoal”, resumiu Cory Klippsten, CEO da empresa de serviços financeiros Bitcoin Swan.

“O Ato de Valores Mobiliários de 1933 arquivado no Formulário S-1, NÃO no Formulário N-1A (como 99% dos ETFs de ações). Será negociado em bolsa e resgatável para o emissor. MUITO melhor que o GBTC. Agora vamos esperar para ver se a SEC aprova o ETF da Blackrock.”

Além disso, o interesse dos investidores no GBTC está aumentando como resultado. Entre os compradores ansiosos está o fundo de hedge North Rock Digital.

“Acumulamos mais fundos da Grayscale consistente nas últimas semanas”, anunciou após a notícia envolvendo a BlackRock.

“RR parece massivamente distorcido nos níveis atuais. 50% de vantagem se Greyscale vencer, o que esperamos, e uma desvantagem mínima se eles perderem. Este arquivamento pode ser um catalisador para vê-los apertar para níveis mais racionais.”

Enquanto isso, uma das empresas mais expostas é a ARK Invest, que continua a deter cerca de 5,37 milhões de ações do GBTC.

Dados do Cathie’s ARK, um site de rastreamento dedicado para a CEO da ARK Invest, Cathie Wood, confirmam que essas participações estão diminuindo gradualmente até 2023.

Gráfico de GBTC da ARK Invest (screenshot). Fonte: Cathie’s ARK

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo movimento de investimento e negociação envolve riscos, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.

Você pode gostar...