Governo brasileiro treina servidores federais em blockchain, criptomoedas e Ethereum
O governo brasileiro está capacitando servidores em blockchain. A partir do dia 16 de novembro, especialistas do BNDES ministrarão um curso para funcionários públicos federais que inclui conteúdo sobre criptomoedas e Ethereum.
O curso “Blockchain e suas Aplicações” visa explorar os mecanismos da blockchain e usos setor financeiro e no setor público. O público-alvo envolve servidores de perfis e áreas distintas e fora do universo de TI.
Trata-se de mais uma iniciativa que busca familiarizar o conceito de blockchain no âmbito administração pública. A tecnologia tem sido aventada como uma das soluções para acelerar a transformação digital no governo.
O BNDES, vale lembrar, chegou a desenvolver um token digital para uso interno com o objetivo de monitorar gastos governamentais. Dessa maneira, órgãos já trabalham com a ideia de expandir o projeto como um piloto para outras áreas.
Segundo Vanessa Almeida, Gerente de Inovação Digital do BNDES e uma das professoras do curso, o token digital poderia economizar R$ 158 bilhões anuais em recursos que normalmente são desperdiçados. Para ela, a blockchain tem a missão de resgatar a confiança do cidadão no governo.
Curso envolverá também criptomoedas e Ethereum
O curso voltado a servidores abordará diversos conceitos que envolvem blockchain. Algoritmo de consenso, criptomoedas, tokens e a plataforma Ethereum, por exemplo, estão entre os temas.
Além disso, a ideia é falar sobre o possível uso da blockchain em uma plataforma de governança. A tecnologia é vista como meio para processos mais transparentes – para rastreamento de recursos, por exemplo.
A iniciativa também ocorreu em 2019. A turma de 2020 tem inscrições abertas até o dia 13 de novembro. As aulas serão ministradas em sessões online ao vivo via Google Classroom a partir do dia 16 e vão até o dia 11 de dezembro.
Ministério quer contratar especialista com conhecimentos em blockchain
O Ministério de Minas e Energia publicou nesta sexta-feira (6) o anúncio de uma vaga para tecnologia da informação e gestão de projetos com conhecimentos em blockchain. O contratado irá trabalhar no Plano Transformação Digital da pasta.
As atividades incluem:
Utilizar tecnologias avançadas para a transformação digital dos serviços públicos como Internet das Coisas – IOT, Deep Learning, Análise de Grafos, Programação Paralela, Reconhecimento de Voz e Imagens, Processamento de Linguagem Natural, Visão Computacional, Sistemas Cognitivos, Blockchain.
O Ministério receberá currículos exclusivamente por e-mail até o dia 20 de novembro. Interessados devem enviar CV para jairez@mme.gov.br e aege@mme.gov.br com o assunto “Seleção Transformação Digital MME”.
O artigo Governo brasileiro treina servidores federais em blockchain, criptomoedas e Ethereum foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.