Governo do Brasil vai dar R$ 135 mil para soluções de tokens RWA do Tesouro Nacional e Web3

O Governo Federal anunciou a abertura de inscrições para o Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional, que terá como foco tokens RWA baseados em ativos do Tesouro

O Governo Federal anunciou a abertura de inscrições para o Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional, que terá como foco tokens RWA baseados em ativos do Tesouro e também em ferramentas voltadas para Web3. O evento é organizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de novembro, e durante esse período, os participantes terão acesso a workshops de conteúdo e programação que os ajudarão a se preparar para os cinco desafios. O evento é gratuito e aberto a todos e terá a distribuição de R$ 138 mil reais. 

O objetivo, segundo o comunicado, é fomentar a educação sobre o tema da Web3, e estimular a co-criação de soluções para desafios da administração pública federal.

“O Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional é aberto ao público e destinado a qualquer indivíduo que se interessa por contribuir com a resolução de problemas do mundo real através da tecnologia Web3. São esperadas as participações de indivíduos com diferentes expertises no desafio – programadores, advogados, engenheiros, experts na indústria financeira, e outros”, declarou.

Desafios

Este é um desafio para participação em equipe de no mínimo 2 pessoas, e de no máximo 10 pessoas. A inscrição é individual, e será oportunizado momento durante o desafio para a formação de equipes. 

No segmento Varejo – (G2C) Governo a Cidadão, o primeiro desafio envolve o desenvolvimento de tecnologias para casos de uso relacionados a títulos públicos tokenizados. Isso inclui aplicações no Tesouro Direto e no Mercado Secundário, com o objetivo de incentivar a adoção desses títulos por investidores, tornando seu acesso mais fácil e sua usabilidade mais eficiente.

No segmento Parceiros Institucionais – (G2B e G2G) Governo a Empresa e Governo a Governo, o segundo desafio se concentra no desenvolvimento de tecnologias para casos de uso que envolvem títulos públicos tokenizados, como a Formação de Garantias. Essas tecnologias podem ser aplicadas em Ofertas Públicas, como leilões, e no Mercado Secundário, criando novas oportunidades e serviços que impactam positivamente as relações entre empresas e os Títulos do Tesouro.

No mesmo segmento, o terceiro desafio envolve o desenvolvimento de tecnologias para a tokenização de transferências especiais, como o repasse de recursos para Estados e Municípios. O objetivo é promover a otimização, transparência e rastreabilidade nesses processos.

No segmento Infraestrutura Tecnológica (Processos Internos e Interoperabilidade), o quarto desafio busca tecnologias para a automação de monitoramento, controle e precificação online de títulos públicos, como oráculos.

Por fim, o quinto desafio aborda teses, padrões e oportunidades relacionados à interoperabilidade com o Sistema de Registro e Controle da STN, considerando soluções da web2, web3 e DREX.

A abertura do hackathon ocorrerá no dia 17 de novembro. Os participantes contarão com suporte contínuo para o desenvolvimento de suas soluções e para tirarem dúvidas. É uma oportunidade única de aprender e criar a partir da colaboração de diferentes agentes e pontos de vista. A atividade culminará com a apresentação das soluções premiadas no dia 11 de dezembro.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...