Google solicita rejeição de ação coletiva de coleta de dados de IA

O Google argumentou em sua moção para rejeitar as alegações de que o uso de informações publicamente disponíveis compartilhadas na Internet não é “roubo”, como alegado.

A gigante da tecnologia, Google, está buscando descartar uma ação coletiva proposta que alega que a empresa está violando a privacidade e os direitos de propriedade de milhões de usuários da internet ao coletar dados para treinar seus modelos de inteligência artificial (IA).

O Google protocolou a moção em 17 de outubro em um Tribunal Distrital da Califórnia, afirmando que é necessário usar dados públicos para treinar seus chatbots de IA, como o Bard. A empresa argumentou que as alegações são baseadas na falsa premissa de que está “roubando” as informações que são compartilhadas publicamente na internet.

“Usar informações publicamente disponíveis para aprender não é roubar. Nem é uma invasão de privacidade, conversão, negligência, concorrência desleal ou violação de direitos autorais.”

O Google disse que tal processo “usaria um martelo não apenas nos serviços do Google, mas na própria ideia de IA gerativa”.

A ação foi aberta contra o Google em julho por oito indivíduos que afirmam representar “milhões de membros da classe”, como usuários da internet e detentores de direitos autorais.

Eles alegam que seus direitos de privacidade e propriedade foram violados sob uma mudança na política de privacidade do Google uma semana antes do processo ser aberto, que permite a coleta de dados para fins de treinamento em IA.

O Google argumentou que a reclamação diz respeito a “conduta irrelevante de terceiros e previsões apocalípticas sobre a IA”.

A empresa disse que a reclamação não abordou nenhuma questão central, particularmente como os autores foram prejudicados ao usar suas informações.

Este caso é um dos muitos que foram movidos contra gigantes da tecnologia que estão desenvolvendo e treinando sistemas de IA. Em 20 de setembro, a Meta refutou alegações de violação de direitos autorais durante o treinamento de sua IA.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...