Google divulga anúncio falso de wallet de Bitcoin que pode roubar saldo em criptomoedas
Denúncia publicada em grupo no Facebook alerta para esquema que utiliza nome parecido de famosa carteira digital utilizada por investidores
O Google está exibindo um anúncio falso de carteira digital de Bitcoin que pode roubar criptomoedas dos usuários. Segundo denúncia publicada no grupo ‘Bitcoin Brasil‘ no Facebook, o golpe utiliza o nome da wallet Exodus para ter acesso ao saldo das vítimas.
O anúncio é apresentado em português pelo motor de busca quando usuários procuram pelo termo Exodus Wallet. Sendo assim, a carteira digital falsa é exibida como anúncio como uma das primeiras opções da pesquisa na plataforma.
Dessa forma, usuários podem perder suas criptomoedas para sempre ao entrarem no site malicioso. A falsa carteira digital de Bitcoin divulgada pelo Google pede informações sigilosas que dão acesso a verdadeira wallet da vítima.
Wallet de Bitcoin no Google
Um anúncio falso da carteira digital Exodus está sendo exibido no Google e pode roubar criptomoedas dos usuários que caírem no golpe. A wallet de Bitcoin falsa utiliza um nome parecido com a verdadeira Exodus em busca de enganar as vítimas.
No entanto, o que surpreendeu o usuário que publicou a denúncia é a wallet falsa ser exibida como anúncio pelo motor de busca. Desse modo, o Google divulga um golpe que pode resultar no roubo de Bitcoin.
- Polícia prende criminosos que usaram Bitcoin como pagamento para roubar auxílio emergencial na Caixa
O anúncio é exibido em buscas pela Exodus wallet, sendo que o endereço com a falsa carteira digital aparece em primeiro lugar nas buscas, por ser um anúncio pago.
Porém, ao clicar no anúncio a plataforma criminosa pode roubar o saldo em criptomoedas das vítimas ao ter acesso a dados de acesso a verdadeira Exodus.
De acordo com o usuário que denunciou o golpe no Facebook, ele avisou ao suporte da wallet sobre a fraude. No entanto, a Exodus declarou que existem inúmeros golpes do tipo, que utilizam o nome da carteira digital para roubar criptomoedas dos usuários.
“Como pode uma coisa dessas? Eles não verificam? Eu já avisei pro (sic) suporte da carteira e eles disseram que estão só ‘enxugando gelo’. Assim que derrubam, aparece outro.”
Motor de busca exibe anúncio maliocioso de wallet de Bitcoin (Reprodução)
Carteira digital rouba criptomoedas
Investidores que utilizam a wallet Exodus podem cair no golpe que está sendo anunciado pelo Google. Existem alguns detalhes que podem revelar a diferença entre o endereço verdadeiro da carteira digital e aquele utilizado pelo esquema que pode roubar criptomoedas.
Com um nome similar a verdadeira carteira digital da Exodus, o site malicioso apresenta o nome “Exoddus” e pode facilmente enganar usuários desatentos.
Além disso, a plataforma falsa apresenta a terminação do site em .net, enquanto que o endereço da Exodus original termina em .io, conforme mostra a denúncia publicada no Facebook.
Carteira digital falsa pede 12 palavras-chave de acesso
Ao clicar no endereço falso da Exodus, os usuários são direcionados para uma tela que pede para que a carteira digital seja restaurada. Nesse momento, a fraude solicita então as doze palavras-chave para que o sistema seja reiniciado.
Assim, os criminosos terão acesso aos dados das vítimas e podem facilmente entrar na verdadeira Exodus com os dados recolhidos no golpe. Sendo assim, o esquema pode roubar criptomoedas das vítimas que clicarem no endereço malicioso da falsa wallet de Bitcoin.
Leia Mais:
- Novo malware bancário mira em países de língua portuguesa e espanhola para roubar BTC
- Polícia prende criminosos que usaram Bitcoin como pagamento para roubar auxílio emergencial na Caixa
- Google Ads promove golpe de Bitcoin com imagem de Jair Bolsonaro
- Análise de preços 11/09: BTC, ETH, XRP, BCH, LTC, BNB, EOS, BSV, XMR, ADA
- Irã: Projeto de cripto com apoio do Estado está pronto, banco central anunciará em breve posição sobre cripto
- Promotores chineses acusam suspeitos finais em $2,3 bilhão na investigação da OneCoin
- Jeremy Liew, pioneiro do Snapchat: Bitcoin é onde os investidores “querem” estar