Plataforma de dados cripto Glassnode vende software tributário de Bitcoin para a Blockpit

Depois de adquirir a plataforma tributária de cripto Accointing em outubro de 2022, a Glassnode está vendendo o negócio para se concentrar em DeFi e ofertas institucionais.

A empresa de inteligência em criptomoedas Glassnode disse que está abandonando projetos relacionados a impostos sobre criptoativos para focar em novas soluções voltadas para investidores institucionais e finanças descentralizadas (DeFi).

A Glassnode, em 6 de novembro, anunciou a venda de sua plataforma tributária focada em criptoativos conhecida como Accointing para a provedora europeia de conformidade cripto Blockpit. As empresas se recusaram a divulgar o tamanho do negócio para a Cointelegraph, revelando apenas que a transação foi um “negócio de vários milhões de dólares”.

“A Glassnode sairá do espaço tributário de cripto com a venda da Accointing para a Blockpit”, disse um porta-voz, acrescentando que o acordo permite que a empresa aprofunde seu foco no fornecimento de novas Soluções de Inteligência em Ativos Digitais para seus clientes institucionais.

“Nos últimos meses, reformulamos nossa infraestrutura, possibilitando nossa entrada em soluções de dados DeFi e expansões em outras áreas do ecossistema de ativos digitais no futuro”, observou o representante da Glassnode, acrescentando:

“Depois de ter construído a principal plataforma de dados on-chain para Bitcoin e Ethereum, estamos atualmente expandindo nossa oferta de produtos para DeFi. Nosso objetivo é equipar as instituições com dados e ferramentas DeFi que as ajudem a negociar e navegar no espaço DeFi.”

A transação ocorreu apenas um ano depois que a Glassnode adquiriu a Accointing para introduzir ferramentas de conformidade com relatórios fiscais em sua plataforma em outubro de 2022.

A aquisição da Accointing marca outra incursão da Blockpit em fusões com concorrentes, já que a plataforma anteriormente se fundiu com a plataforma rival alemã Cryptotax em 2020. Com a mais recente aquisição, a Blockpit reiterou sua ambição e visão para uma plataforma tributária cripto consolidada e unificada para a Europa.

“Devido à natureza muito semelhante das plataformas Blockpit e Accointing, a aquisição realmente é uma oportunidade perfeita”, disse Florian Wimmer, co-fundador e CEO da Blockpit, ao Cointelegraph.

Wimmer disse que os usuários da Accointing poderiam “migrar facilmente seus perfis e dados” para uma nova conta Blockpit, o que ele prometeu que levaria apenas alguns minutos. A migração da conta permitirá que a Blockpit concentre todos os seus recursos conjuntos no desenvolvimento de uma plataforma unificada, entregue mais recursos e ofereça uma melhor experiência ao cliente, disse o CEO, acrescentando:

“Ao mesmo tempo, a Blockpit está dobrando sua receita sem aumentar o custo — já que desativaremos a infraestrutura da Accointing no curto prazo — aumentando massivamente nosso fluxo de caixa.”

O timing do negócio também é perfeito, disse Wimmer, referindo-se às próximas regulamentações como o Crypto-Asset Reporting Framework, ou CARF, e a regra de relatório fiscal cripto conhecida como Directive on Administrative Cooperation, ou DAC8.

“A partir de 2026, todos os provedores de serviços de ativos cripto, incluindo custodiantes, corretoras, corretoras e outros, serão forçados a relatar dados de Conheça Seu Cliente (KYC) junto com dados de transações para as autoridades fiscais”, observou Wimmer. Segundo o executivo, as próximas regulamentações vão “aumentar massivamente a fiscalização e a persecução de fraudadores fiscais.”

Formalmente adotada em outubro de 2023, a DAC8 visa conceder aos fiscais de impostos a jurisdição para monitorar e avaliar todas as transações de criptomoedas realizadas por indivíduos ou entidades dentro de qualquer outro estado membro da UE.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...