Craque alemão Özil anuncia aposentadoria após construir império de R$ 636 milhões que inclui eSports e NFTs

Investimentos do agora ex-jogador se concentraram na empresa M10.

O meio-campo alemão Mesut Özil, que foi campeão mundial pela Seleção da Alemanha na Copa do Mundo do Brasil em 2014, anunciou sua aposentadoria dos gramados na última quarta-feira (22). Isso porque o ex-jogador do Real Madrid e do Arsenal deverá continuar à frente de seus negócios fora de campo, entre eles a equipe de eSports M10.

Dono de uma fortuna estimada em 98 milhões de libras esterlinas, cerca de R$ 636 milhões, segundo o jornal The Sun, o craque possui relação estreira com o mercado de tokens não fungíveis (NFTs) e criptomoedas.

“Estou anunciando minha aposentadoria imediata do futebol profissional. Tive o privilégio de ser jogador de futebol profissional por quase 17 anos e me sinto incrivelmente grato pela oportunidade. Mas nas últimas semanas e meses, tendo também sofrido algumas lesões, fica cada vez mais claro que é hora de deixar o grande palco do futebol”, escreveu Özil no Twitter. 

A entrada de Özil no campo do eSports começou em 2018, quando ele fundou a equipe de eSports M10 Team. 

“Por sua própria paixão por jogos e esports, Mesut decidiu dar aos jogadores jovens e dedicados um lar onde pudessem evoluir para serem as próximas estrelas do eSport a partir de amanhã. Ao apoiar jogadores e times de alto nível, Mesut quer dar aos jogadores a oportunidade de aprender com sua experiência como um dos maiores atletas profissionais de futebol do mundo. Ele quer compartilhar seus valores e inspirações que o levaram até onde ele está hoje”, diz a página oficial da M10. 

Ainda em 2018, ele anunciou a participação do brasileiro Pedro Resende na equipe. 

Em relação aos NFTs, o craque deu um pontapé inicial em fevereiro de 2021 ao anunciar sua colaboração com o artista Boss Logic e a plataforma de avatar Genies.

Em 2020, a M10 de Özil entrou para o mundo da moda e começou a atuar como grife de roupas. No ano seguinte, o jornal The Sun chegou a anunciar que o craque lançaria sua própria criptomoeda. Meses antes, Özil publicou no Twitter que venderia 1% de suas participações no time mexicano Necaxa através de NFTs. 

Na ocasião, a Federação Mexicana divulgou um comunicado dizendo que a transação não era permitida pelas regras vigentes. 

Os NFTs também inspiraram a paixão de um estadunidense por Salvador, o que resultou no lançamento de uma coleção para promover a cultura da capita baiana, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...