German Financial Watchdog adverte o público sobre oferta de criptomoedas não autorizada
A BaFin, a agência financeira alemã, alertou o público sobre uma oferta de criptomoedas supostamente operando sem permissão ou supervisão das autoridades reguladoras.
A Autoridade Federal de Supervisão Financeira da Alemanha (BaFin) emitiu uma advertência em 29 de novembro que uma empresa chamada Platin Genesis DCC não é autorizada ou aprovada pelas autoridades competentes.
No alerta, a BaFin afirma que a Platin Genesis estava anunciando um “Platinum Coin Crypto Fund” nas mídias sociais, que alegava ter sido “aprovado e lançado pela BaFin”. A agência de fiscalização esclarece em sua declaração que isso não é verdade.
De acordo com a BaFin, a empresa não tem permissão, segundo a seção 34 do German Banking Act, para realizar atividades bancárias ou oferecer serviços financeiros. A empresa não está sob a supervisão da BaFin.
O token “Platincoin” da empresa está listado no CoinMarketCap e está sendo negociado a US $ 4,48, queda de 1,11% em seu gráfico diário no momento da publicação.
No início deste mês, o BaFin ordenou o encerramento parcial das atividades da empresa Finatex Ltd., com base em criptomoedas, baseada no Reino Unido. A empresa foi obrigada a “suspender imediatamente” a negociação proprietária transfronteiriça em sua plataforma de negociação, a Crypto-Capitals.
A Finatex supostamente ofereceu “opções, contratos por diferença (CFDs) sobre ações, índices, moedas e commodities”, sem autorização do German Banking Act.
A BaFin manteve uma postura agressiva em relação às ICOs e pediu regulamentações internacionais no setor. No mês passado, o presidente do BaFin, Felix Hufeld, disse que “o número (de ICOs) e o volume (de dinheiro) por ICO estão ficando mais altos. Os investidores têm, em sua maioria, direitos mínimos”.
Referenciando às ICOs, Hufeld recomenda que os investidores privados “se mantenham longe de tais coisas”, acrescentando que as discussões sobre os regulamentos ICO estavam em andamento em “múltiplos fóruns internacionais”.