General Motors vai usar blockchain para gerenciar dados de carros autônomos

A gigante da fabricação de automóveis, General Motors (GM), entrou com uma patente blockchain para uma solução de gerenciamento de dados de veículos autônomos. O pedido de patente foi publicado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO) no dia 29 de novembro.

Apresentada pela primeira vez em maio de 2017, a solicitação da GM, descreve um sistema que pretende usar blockchain para fornecer uma grande distribuição de dados segura e um intercâmbio interoperável entre vários veículos automatizados e outras entidades, como municípios, autoridades regionais e instalações públicas.

A solicitação frisa que enquanto os veículos autônomos exigem altos graus de integridade para dados de eventos temporais, um sistema blockchain também é interessante para veículos semi-autônomos e não-autônomos. E além disso, o blockchain permite um consenso de confiança distribuído, onde todas as transações podem ser verificadas futuramente por participantes sem comprometer a privacidade.

É proposto que um sistema blockchain possa ser usado para o compartilhamento de informações de uma variedade de necessidades práticas, recursos e registros legais. Incluindo navegação por rotas, disponibilidade de serviços de cobrança e reabastecimento, determinação da validade de permissões e licenças para veículos que operam como hacks, táxis ou outros serviços de contratação, assim como a manutenção de saldos para despesas relacionadas a portagens, estacionamento, lavagem de carros e acesso a outros serviços baseados em taxas.

O documento informa que:

“Seria melhor implementar esse sistema para enviar apenas informações aprovadas, examinadas e seguras, baseadas na localização, para os ocupantes de um veículo autônomo.”

A GM indica que o uso de blockchain pode se estender ainda mais, isto para permitir a interação com sistemas de gerenciamento de rodovias e tráfego e usuários de carros autônomos, na forma de um registro online ou de blockchain de nuvem para adicionar e distribuir diferentes tipos de informações da Administração Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário (NHTSA).

Recentemente, a GM juntou-se à BMW, Ford e Renault como novos membros da Mobility Open Blockchain Initiative (MOBI), um grande empreendimento conjunto que conta com mais de trinta participantes, entre eles a Bosch, Hyperledger, IBM e IOTA.

Em junho, a IOTA e a Volkswagen demonstraram uma proof-of-concept (PoC) para carros autônomos, que usa a arquitetura Tangle da Internet das Coisas (IoT) da IOTA, em vez de um blockchain “tradicional”.

Não perca mais nenhuma análise e notícia sobre o mundo cripto. Entre no nosso grupo do Telegram e fique por dentro dos principais acontecimentos do mercado.
Leia também

Nó da EOS oferece aos usuários recompensas financeiras por votos

Intel lança nova patente para mineração de Bitcoin com eficiência energética

Microsoft Japan faz parceria com startup de blockchain

FlowBTC

Comprar e vender BitcoinEthereumRipple, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

O post General Motors vai usar blockchain para gerenciar dados de carros autônomos apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.

Você pode gostar...