General iraniano diz que as criptomoedas podem ser úteis para o país
Um general iraniano deu a entender que o país poderá em breve recorrer as criptomoedas como forma de escapar às sanções financeiras internacionais.
O general-de-brigada, Gholam Reza Jalali, chefe da Organização de Defesa Civil do Irã, falou na segunda-feira sobre, segundo ele as grandes oportunidades apresentadas pelas criptomoedas na última indicação de que o Teerã está desenvolvendo uma criptomoeda de Estado.
Conforme foi relatado pela agência de notícias Mehr, Jalali estava falando com a estação estatal de TV Channel 2 na segunda-feira quando declarou que:
“Criptomoedas podem ajudar a contornar certas sanções através de operações bancárias não rastreáveis.”
Ao fazer isso o país espera reduzir sua dependência dos trilhos de pagamento baseados em dólares americanos operados pela SWIFT para o comércio global. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou sanções contra o Teerã no início deste ano, levando o Rial iraniano a baixas históricas.
Jalali declarou:
“Nosso maior problema aqui é o dólar americano, porque os Estados Unidos usam sua moeda nacional para controlar as operações SWIFT de qualquer país, por isso devemos reduzir a dependência do dólar e substituí-lo por outra moeda”
O Irã já sofreu um apagão bancário da SWIFT em um hiato de quatro anos entre 2012-2016.
Irã e Rússia consideram usar criptomoedas para comércio
Alguns meses atrás, após a saída formal de Trump do acordo nuclear da era Obama com o Irã, tanto o Irã quanto a Rússia discutiram a possibilidade de usar criptomoedas no comércio bilateral.
O chefe da Comissão Parlamentar de Assuntos Econômicos do Irã, Mohammad Reza Pourebrahimi, disse após uma reunião com o Comitê de Política Econômica da Rússia que, eles compartilham a mesma opinião. Na época ele declarou:
“Dissemos que, se conseguirmos promover esse trabalho, seremos os primeiros países que usam criptomoedas na troca de mercadorias”
Iran Inches Closer to National Cryptocurrency in Plan to Evade US Sanctions https://t.co/IFx0iTHrrl
— CCN (@CryptoCoinsNews) July 26, 2018
Em fevereiro, foi revelada pela primeira vez pelo ministro da Tecnologia da Informação e Comunicações (ICT) do país, Mohammad-Javaz Azari, a agenda do Irã para desenvolver sua criptomoeda nacional, e em maio ele confirmou que um modelo experimental do projeto já estava pronto.
Tecnologia Open Source
A Corporação de Serviços de Informática (ISC) do Irã revelou que a criptomoeda é apoiada pela moeda fiduciária Rial e é desenvolvida usando a tecnologia de open-source (código aberto) da Hyperledger Fabric, o blockchain framework inicialmente desenvolvido pela IBM e pela Digital Asset.
O Hyperledger Fabric agora é um código hospedado pela Linux Foundation, que também lidera o consórcio blockchain do Hyperledger.
A ISC também revelou um roteiro para a criptomoeda em que o token digital deve ser usado como um instrumento de pagamento interbancário na primeira fase de seu lançamento antes de se integrar à sociedade como um meio de pagamento local na Fase Dois.
Entre no nosso grupo do Telegram e não perca mais nenhuma notícia e análise do mundo cripto
FlowBTC
Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta.
Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:
O post General iraniano diz que as criptomoedas podem ser úteis para o país apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.