‘Elevador para o inferno’ do GBTC vê preço à vista do Bitcoin se aproximar de prêmio de 100%

Os tempos difíceis para o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) ficaram ainda piores esta semana: desconto em relação ao BTC se aproxima de 50% pela primeira vez na história.

Principal veículo de investimento em Bitcoin (BTC) para investidores institucionais dos EUA, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), está sendo negociado quase 50% abaixo do preço do BTC no mercado à vista.

Dados da plataforma de análise on-chain Coinglass confirmam que, em 8 de dezembro, as ações do GBTC atingiram um novo recorde negativo de -47,2% em relação ao par BTC/USD.

Problemas do GBTC se acumulam após colapso da FTX

No último ataque de nervos que atingiu a indústria do Bitcoin desde a queda da FTX, o GBTC está sendo negociado quase pela metade do preço do Bitcoin.

Maior veículo institucional de investimento em Bitcoin, com ativos sob gestão avaliados em cerca de US$ 10 bilhões, o GBTC enfrentou inúmeros desafios nos últimos anos.

O preço de suas ações já chegou a ser negociado com prêmio em relação ao par BTC/USD no mercado à vista, resultando no que foi chamado de “prêmio GBTC”. Desde 2021, o prêmio se tornou negativo, mas o “desconto” resultante pouco fez para atrair interesse adicional dos investidores institucionais.

Como o Cointelegraph relatou, afora algumas exceções importantes, caso da ARK Invest de Cathie Wood, o GBTC está definhando enquanto a sua operadora, a Grayscale, parte do Digital Currency Group (DCG), segue tentando convertê-lo em um fundo negociado em bolsa (ETF), com direito a processos contras os reguladores dos EUA que se opõem à proposta.

Em meio à batalha jurídica pelo primeiro ETF vinculado ao preço à vista do BTC, o colapso da FTX gerou problemas de liquidez em outras partes do império do DCG, gerando dúvidas sobre a Grayscale e o GBTC. A Grayscale se recusou a apresentar provas de suas reservas de BTC no mês passado, aumentando as tensões no mercado, apesar de a custodiante, a Coinbase, confirmar que os ativos do GBTC estavam seguros e correspondiam ao valor declarado pela Grayscale.

“A Grayscale terá problemas reais se eles tiverem que revelar onde estão todos os Bitcoins que apoiam o GBTC”, comentou o popular perfil Bitfinex’ed em parte de uma discussão no Twitter sobre o assunto esta semana.

Esta semana, as coisas ficaram ainda piores, pois a Grayscale enfrentou um processo do investidor Fir Tree sob a alegação de que a empresa estaria empreendendo “ações hostis aos acionistas”.

Gráfico do prêmio do GBTC contra participações da Grayscale contra BTC/USD. Fonte: Coinglass

Enquanto isso, o interesse geral por ETFs de criptomoedas despencou este ano, sugerem dados adicionais.

Woo: Problemas do GBTC são “parcialmente otimistas” para o Bitcoin

Com isso, o prêmio do GBTC, mal tendo se recuperado dos recordes anteriores, caiu ainda mais em relação ao preço à vista do Bitcoin, conhecido como sua relação com o valor líquido dos ativos (NAV).

“O desconto de $GBTC para o bitcoin NAV está no elevador expresso para o inferno. => sentimento = baixista”, resumiu Timothy Peterson, gerente de investimentos da Cane Island Alternative Advisors.

Outros lamentaram o ritmo lento das mudanças nos EUA como combustível para o fogo.

“Muita dor neste ano teria sido evitada se o GBTC tivesse sido transformado em um ETF avalizado pela SEC, mantendo todos seguros!”, o investidor e empresário Alistair Milne disse, ecoando um sentimento comum à comunidade nas últimas semanas.

Enquanto isso, Willy Woo, criador do recurso de estatísticas on-chain Woobull, argumentou que o impacto da exposição ao GBTC não era necessariamente um catalisador negativo direto para a ação de preço do BTC.

“Os temores do GBTC / DCG / Genesis são uma nuvem de baixa pairando sobre o mercado. Mas, contra-intuitivamente, parte do impacto é positiva para o preço do BTC”, ele escreveu no Twitter em 5 de dezembro.

“37,5% das pessoas que venderam ações do GBTC compraram BTC no mercado à vista para assumir a própria custódia do ativo. A venda do GBTC não afeta o preço do BTC, mas as compras no mercado à vista sim.”

Em uma pesquisa adicional no Twitter, Woo questionou os usuários da plataforma que supostamente possuem o GBTC sobre seus motivos para vender suas ações.

Pesquisa de Willy Woo sobre o GBTC no Twitter. Font: Willy Woo/ Twitter

As visões, pensamentos e opiniões expressas aqui são exclusivas dos autores e não necessariamente refletem ou representam as visões e opiniões do Cointelegraph.

LEIA MAIS

Você pode gostar...