Fundação Gates se associará à Ripple e a Coil para apoiar sistemas de pagamento “pró-pobres”
A Fundação Bill e Melinda Gates fará parceria com a Coil e a Ripple para implementar o Interledger e desenvolver sistemas de pagamento “pró-pobres” em sua plataforma móvel Mojaloop.
A Fundação Bill e Melinda Gates está formando uma parceria com a Ripple Labs Inc. e a empresa de pagamentos digitais Coil para implementar o Protocolo Interlinger, o vice-diretor e tecnólogo Miller Abel twittou em 17 de outubro. A própria Fundação não fez um anúncio formal sobre a parceria.
Além da implementação do Ripple’s Interledger Protocol, que é projetado para conectar diferentes registros de pagamentos e permitir o processamento mais rápido de transferências internacionais, a parceria está programada para explorar as maneiras pelas quais a Mojaloop pode suportar “sistemas de pagamento em favor dos pobres”.
We are partnering w/ @ripple and @coil to implement the #Interledger Protocol & explore ways #Mojaloop can support pro-poor payment systems. #githubuniverse
— Miller Abel (@MillerAbel_) October 17, 2018
Estamos fazendo uma parceria com @ripple e @coil para implementar o Protocolo #Interledger e explorar maneiras em que #Mojaloop pode suportar sistemas de pagamento em benefício dos pobres.
Mojaloop foi lançado pela Fundação Gates em outubro do ano passado e emprega tecnologia Interledger. É uma plataforma de pagamento móvel de código aberto para organizações financeiras, reguladores do governo e outros agentes do setor de tecnologia financeira voltada para promover pagamentos móveis no mundo em desenvolvimento e fornecer serviços financeiros para pessoas sem banco ao redor do mundo.
Segundo dados do Banco Mundial, em 2017 havia cerca de 1,7 bilhão de adultos tecnicamente sem banco, o que representa cerca de 30% da população mundial. A maioria deles vive em mercados emergentes de baixa e média renda e não tem acesso literal a serviços bancários regulares devido à falta de informações claras de identificação.
Com plataformas acionadas por blockchain, os indivíduos sub-bancados podem receber uma identidade digital para uso em seus serviços bancários, simplesmente com a ajuda de seus smartphones, enquanto a biometria fará o resto.
A Coil, que foi fundada pelo antigo CTO da Ripple, Stefan Thomas, também é baseada na tecnologia da Interledger. A plataforma de assinatura permite que os usuários apoiem monetariamente os criadores de conteúdo, além de controlar os anúncios e simplificar o processo de acesso pago ao site.