Lançamento de game token derruba Solana pela segunda vez em quatro dias
Problemas de congestionamento têm se tornado cada vez mais constantes para a rede que promete resolver os problemas de escalabilidade do Ethereum.
Postulante a desbancar o Ethereum (ETH) da liderança das blockchains dedicadas a contratos inteligentes, a Solana (SOL) vem enfrentando constantes problemas de escalabilidade, assim como a sua maior rival. O lançamento do game token CHICKS na exchange descentralizada Raydium (RAY) nesta segunda-feira provocou congestionamento na rede e relatos de inúmeras falhas no processamento de transações.
Dados do Solana Beach, plataforma de registros de transações da Solana, registraram centenas de transações inconclusas ao longo desta segunda-feira. Ao mesmo tempo, o Solana Explorer mostra que o número de transações processadas por segundo na rede caiu mais de 50% após o lançamento do token, para cerca de 710 por segundo.
Operando em sua capacidade máxima, a Solana promete processar cerca de 65.000 transações por segundo.
O CHICKS é o token nativo do SolChicks, um projeto de GameFi play-to-earn PvP (jogador contra jogador) baseado na Solana, cujo lançamento está cercado de expectativas.
Diante do congestionamento da rede e dos problemas para validar as transações, pouco tempo depois do início das vendas a equipe do SolChicks postou uma mensagem na conta do projeto no Twitter informando que o token havia “derrubado a Solana”.
(Thread 1/2)
CHICKS HAVE TAKEN SOLANA DOWN 🐣We apologize for the inconvenience of this delay but tens of thousands of people are trying to buy $CHICKS and the Raydium server has crashed. It appears SolScan is also not loading our contract address right now either. pic.twitter.com/WX0uqKlgZR
— SolChicks (@SolChicksNFT) December 13, 2021
CHICKS derrubou a Solana
Pedimos desculpas pela inconveniência desse atraso, mas dezenas de milhares de pessoas estão tentando comprar CHICKS e o servidor da Raydium travou. Parece que o SolScan também não está carregando nosso endereço de contrato no momento.
— SolChicks (@SolChicksNFT)
Os desenvolvedores acrescentaram que estavam “encontrando alguns problemas menores no servidor” e que não havia sido possível implementar um pool de liquidez do token na Raydium durante o lançamento. Toda a rede Solana passou a sofrer com falhas de transação.
Seis horas após o lançamento do token, registros de transações inconclusas ainda podiam ser verificados no Solana Beach. Austin Federa, chefe de comunicações do Solana Labs, disse ao site Crypto Briefing que o problema surgiu à medida que as transações destinadas ao lançamento do token usaram “uma quantidade excessiva de poder de computação”:
“O tempo de execução de transações da Solana propõe um novo design. Ele não usa o EVM [Ethereum Virtual Machine] e muitas inovações foram feitas para garantir que os usuários tenham as taxas mais baratas possíveis, mas ainda há trabalho a ser feito no que diz respeito ao tempo de execução.”
Ele acrescentou que os desenvolvedores do protocolo têm trabalhado em uma nova atualização que logo estará disponível na mainnet da Solana.
Anatoly Yakovenko, um dos seus fundadores da Solana, fez uma postagem no Twitter explicando que os problemas foram similares ao que os usuários da rede enfrentaram na última sexta-feira.
same as friday! can’t yolo changes into mainnet-beta, fixes are baking, should be ready soonhttps://t.co/TAI1OF6UF0
— anat◎ly 🦀🤿🏒 🤙 (@aeyakovenko) December 13, 2021
mesma coisa que sexta-feira! não posso yolo mudanças para mainnet-beta, as correções estão sendo feitas, deve estar pronto em breve
— anat◎ly
Na semana passada, a Solana sofrera problemas de instabilidade com a velocidade de transação caindo para menos de 1.000 por segundo por períodos prolongados. Os problema também foram causados pelo lançamento de um game token. O token do metaverso “Realy” atraiu muitos investidores que se valeram de bots para tentar obter acesso antecipado à venda, provocando congestionamentos e falhas de transação.
Embora os incidentes recentes representem outro revés para a Solana em sua disputa particular com o Ethereum, os problemas não foram tão graves quanto a queda da rede verificada em setembro em decorrência do lançamento do token do Grape Protocol, também na Raydium. Na ocasião, a rede ficou fora do ar por 18 horas e os validadores tiveram que reiniciá-la após o incidente. Em dezembro de 2020, a rede já ficara fora do ar por 6 horas.
Em meio à baixa generalizada do mercado, o SOL registra uma queda intradiária de mais de 10% e está cotado a US$ 155,05, de acordo com dados do CoinMarketCap.
Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil recentemente, a Solana acumula perdas de mais de 20% nos últimos sete dias, e apresenta um dos piores desempenhos semanais entre as principais criptomoedas do mercado.
LEIA MAIS