Investidores de risco da FTX estão sujeitos a ‘questões sérias’ sobre diligência prévia, diz comissária da CFTC
A falta de manutenção de registros da FTX juntamente com “um auditor de quem ninguém nunca ouviu falar” força a CFTC a fazer perguntas sobre a mentalidade dos investidores institucionais.
Em meio a investigações em andamento sobre a extinta bolsa de criptomoedas FTX, a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) questiona a diligência prévia conduzida por investidores institucionais e sua responsabilidade em relação à perda de fundos dos usuários.
A comissária da CFTC, Christy Goldsmith Romero, afirmou que os investidores d capital de risco (VCs) que tiveram que reduzir seus investimentos em milhões de dólares para quase zero levantam “sérias questões” sobre a devida diligência realizada no ano passado, falando à Bloomberg.
Ela levantou preocupações sobre as revelações do CEO da FTX, John Ray, no tribunal sobre não ter nenhum registro e controle sobre as finanças da exchange
I’m glad Mr. Ray is finally paying lip service to turning the exchange back on after months of squashing such efforts!
I’m still waiting for him to finally admit FTX US is solvent and give customers their money back…https://t.co/XjcyYFsoU0https://t.co/SdvMIMXQ5K
— SBF (@SBF_FTX) January 19, 2023
A falta de manutenção de registros juntamente com “um auditor de quem ninguém nunca ouviu falar” força a CFTC a fazer perguntas sobre a mentalidade dos investidores institucionais. A esse respeito, Romero fez uma série de perguntas:
“Como isso é possível? Então, eles fecham os olhos para isso? Eles estavam apenas distraídos com essa promessa de inovação?”
O fundador e ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, usou a confiança como uma técnica de marketing para ganhar a confiança dos investidores. No entanto, Romero ecoou o sentimento atual do investidor ao afirmar que “sabemos agora que isso não é verdade”.
Como resultado, ela acreditava que os VCs que apoiavam a FTX ignoravam as bandeiras vermelhas quando se tratava de diligência prévia, questionando ainda mais seu envolvimento.
“Então, houve alguns conflitos que os impediram (apoiadores de VC) de realmente prestar atenção à devida diligência e aos fatos que estavam descobrindo?” perguntou Romero ao concluir o assunto em questão.
A estrela e investidor do Shark Tank, Kevin O’Leary, que já apoiou a FTX, alertou contra a possível queda das exchanges de criptomoedas não regulamentadas. Ele afirmou:
“Se você está me perguntando se haverá outro colapso para zero? Absolutamente. Cem por cento vai acontecer, e vai continuar acontecendo de novo e de novo e de novo.”
Como o Cointelegraph relatou anteriormente, com base em um relatório do National Bureau of Economic Research, até 70% do volume de negociação em exchanges não regulamentadas são wash trading.