Sam Bankman-Fried é considerado culpado de todas as 7 acusações no julgamento de fraudes da FTX

O procurador Damian Williams chamou os crimes de Bankman-Fried de “um esquema multibilionário projetado para torná-lo o rei das criptomoedas” e uma das maiores fraudes financeiras da história dos EStados Unidos.

O ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, foi considerado culpado de todas as sete acusações apresentadas contra ele em seu julgamento criminal em Nova York, após cerca de quatro horas de deliberações do júri.

Bankman-Fried foi considerado culpado de duas acusações de fraude eletrônica, duas acusações de conspiração para fraude eletrônica, uma acusação de fraude de valores mobiliários, uma acusação de conspiração para fraude de commodities e uma acusação de conspiração para lavagem de dinheiro.

Ele retornará ao tribunal para ser sentenciado pelo juiz distrital de Nova York, Lewis Kaplan, em 28 de março de 2024. Os promotores do governo recomendarão uma sentença, mas o juiz Lewis Kaplan terá a palavra final.

Cada um dos crimes cometidos por Bankman-Fried podem ter penas de cinco a 20 anos de prisão, sendo que fraude eletrônica, conspiração para fraude eletrônica e  conspiração para lavagem de dinheiro têm pena máxima de 20 anos.

Em uma coletiva de imprensa fora do tribunal, o procurador dos EUA do Distrito Sul de Nova York, Damian Williams, chamou os crimes de Bankman-Fried de “um esquema multibilionário projetado para torná-lo o rei das criptomoedas” e uma das maiores fraudes financeiras da história dos Estados Unidos.

O advogado de Bankman-Fried, Mark Cohen, disse em um comunicado: “Respeitamos a decisão do júri. Mas estamos muito desapontados com o resultado. O Sr. Bankman Fried mantém a afirmação de que é inocente e continuará a combater vigorosamente as acusações apresentadas contra ele.”

DECLARAÇÃO DA EQUIPE DE SAM BANKMAN-FRIED –

“Respeitamos a decisão do júri. Mas estamos muito desapontados com o resultado. O Sr. Bankman Fried mantém a afirmação de que é inocente e continuará a combater vigorosamente as acusações apresentadas contra ele.”

— Teddy Schleifer (@teddyschleifer) 

Outros executivos importantes da FTX, incluindo a ex-CEO da Alameda, Caroline Ellison, o cofundador da FTX, Gary Wang, e o ex-chefe de engenharia da FTX, Nishad Singh, se declararam culpados de várias acusações e trabalharam em colaboração com o governo testemunhando contra Bankman-Fried no julgamento de cinco semanas.

Bankman-Fried havia se declarado inocente de todas as acusações que recaem sobre ele. Durante o julgamento, ele depôs para manter a afirmação e justificar que o colapso da FTX em novembro de 2022 foi decorrênte de “uma série de grandes erros.”

Ele negou qualquer irregularidade no relacionamento da FTX com a Alameda e tentou se distanciar das principais decisões que prejudicaram os clientes da exchange.

Bankman-Fried colocou a culpa em Wang pela criação de uma função que permitiu à Alameda negociar na FTX fundos de que ela não dispunha e alegou que “não tinha certeza absoluta do que aconteceu” com a linha de crédito da Alameda, que chegou a bilhões durante o colapso do mercado de criptomoedas de 2022.

Em seu depoimento, SBF também culpou Ellison por ter negligenciado a gestão de riscos da Alamaeda e disse que não entendia que tivesse fraudado os clientes da FTX ao tomar mais de US$ 8 bilhões de seus fundos para utilizá-los em operações financeiras; Para SBF, fora a Alameda que havia tomado emprestados os fundos dos clientes da exchange de criptomoedas.

Reportagem adicional de Ana Paula Pereira.

LEIA MAIS

Você pode gostar...