FT destaca cripto como uma das “maiores mudanças” dos últimos 10 anos nos mercados financeiros
O Financial Times divulgou um relatório especial sobre os mercados financeiros nos últimos 10 anos, destacando a criptomoeda como uma das “maiores mudanças” no mundo.
O Financial Times (FT) divulgou um relatório especial sobre mercados financeiros globais na segunda-feira, 1º de outubro. No relatório, a FT dedicou duas das seis seções ao setor de criptomoedas.
Em seu relatório intitulado “Exchanges, Trading and Clearing”, a FT cita a criptomoeda ao lado de fenômenos como o Brexit e o surgimento de novos mercados como “algumas das maiores mudanças” nos mercados financeiros nos últimos dez anos.
Um dos dois artigos focados em criptomoedas do relatório, intitulado “As casas de câmbio de criptomoedas devem enfrentar responsabilidades à medida que amadurecem”, fornece uma visão geral dos mercados de criptomoedas em comparação com os mercados tradicionais, apontando os principais problemas do setor, como a regulamentação.
O artigo cobre grandes disputas entre especialistas em mercados tradicionais e os disruptores no espaço cripto. Enquanto o executivo-chefe da divisão do Reino Unido da Coinbase Zeeshan Feroz afirmou que a estrutura dos mercados de criptomoedas “espelhará a dos mercados tradicionais”, Peter Randall, o oponente do setor de comércio fiduciário, considerou improvável que isso acontecesse.
Randall argumentou que é improvável que o ecossistema existente de mercados de criptomoedas forneça a “resiliência operacional” exigida por “mercados complexos e sistemas financeiros”, citando a falta de liquidez nos mercados de criptomoedas.
No segundo artigo relacionado ao cripto do relatório da FT, a loja detalha como o setor de trading proprietário de Chicago está “aprofundando sua exposição ao mercado de criptomoedas selvagem”, com firmas proprietárias de trading alegando que estão dando uma “olhada” na criptomoeda.
Enfatizando o fato de que os comerciantes proprietários são geralmente “os participantes de maior volume” nos mercados, os autores da FT afirmaram que a alta oscilação dos preços de criptomoedas é realmente uma “coisa boa” para esses grupos de negociação. Rob Sagurton, diretor de negociação direta de ativos digitais da trading proprietária Jump Trading, revelou que a empresa está operando transações cripto de cerca de 10 a 15 “moedas criptográficas mais líquidas”, bem como trabalhando com mercados futuros.
Em um discurso dirigido ao debate geral da 73ª Sessão da Assembléia Geral da ONU na semana passada, o Primeiro Ministro de Malta, Joseph Muscat, disse que as criptomoedas são o “futuro inevitável do dinheiro”, e que blockchain pode galvanizar mais sociedades transparentes e equitativas.