Fan token do Flamengo deve render R$ 145 milhões ao clube em 5 anos de contrato

Contrato fechado com a Socios.com pode aumentar as receitas anuais do clube, mas ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube.

O fan token do Flamengo ainda não tem data para ser lançado, mas o clube já projeta a receita adicional que será gerada a partir do acordo anunciado com a plataforma Socios.com na semana passada.

De acordo com uma reportagem do portal G1, o contrato terá validade até 2025 e vai render R$ 145 milhões aos cofres rubro-negros.

Serão R$ 72 milhões pagos a título de royalties, e R$ 73 milhões por licenciamento de marketing. Não entram nesta conta a participação nas vendas dos tokens e possíveis bonificações, as quais poderão ampliar ainda mais as receitas do clube carioca.

O Flamengo não confirma os valores acertados com a Socios.com, pois o contrato ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Deliberativo.

As bases para emissão e comercialização do fan token oficial do clube carioca não foram divulgadas, mas devem seguir o padrão das parcerias que a Socios.com fechou com o Atlético Mineiro e o Corinthians.

Em ambos os casos, 850 mil tokens foram disponibilizados ao preço médio de R$ 10,60 (US$ 2,00), através de uma oferta inicial realizada exclusivamente através do aplicativo da Socios.com. No caso do Atlético Mineiro, o clube ficou com 50% da receita total de R$ 9 milhões obtidas na oferta inicial.

A mesma proporção deverá caber ao Flamengo, embora o sucesso absoluto da comercialização do fan token do Corinthians, que se esgotou pouco mais de duas horas depois da abertura das vendas, dê margem para que o criptoativo rubro-negro seja emitido com um estoque inicial superior.

Em algumas parcerias com clubes europeus, a Socios.com disponiblizou um milhão de unidades do fan token já no primeiro lote.

Para adquirir os fan tokens neste primeiro momento, os torcedores precisam comprar o ativo digital Chiliz (CHZ) em uma exchange de criptomoedas, transferi-los para o aplicativo da Socios.com, e então trocá-los pela moeda oficial do clube.

Caso a projeção anual de vendas do fan token seja atingida, o clube terá direito a um bônus de R$ 2,5 milhões no ano seguinte.

O licenciamento de marketing prevê a exposição da marca da Socios.com na camisa de treino do time profissional masculino de futebol e na camisa de jogo do time feminino, além de um pacote de mídia na FlaTV, nas redes sociais do Flamengo, e nas postagens de aniversário e de divulgação da escalação da equipe masculina de futebol em dias de jogos.

Os fan tokens são uma modalidade de criptoativos vinculadas a entidades esportivas que aproximam os torcedores do dia a dia do clube através da participação direta em eventos e promoções exclusivos.

Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil, o fan token do Corinthians começou a ser negociado no mercado secundário na manhã de quinta-feira na exchange Mercado Bitcoin, que acaba de fechar um contrato de patrocínio com o clube paulista.

Depois de um pico inicial de valorização que fez com que o $SCCP atingisse R$ 40,00, o preço estabilizou-se em uma faixa estreita entre a mínima diária de R$ 15,00 e R$ 17,00. No momento em que este texto está sendo escrito, o fan token do Corinthians está cotado a R$ 15,67 e o volume negociado soma R$ 850.774,08.

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