Cinco cursos gratuitos de programação para aprender e trabalhar no mercado cripto

Lista com cursos gratuitos ensina linguagens de programação úteis para quem quer trabalhar no mercado cripto, que sempre busca por profissionais da área de tecnologia

O usuário do Twitter que se identifica como NFT God disse na quarta-feira (30) que aprender programação “acrescenta US$ 50 mil ao valor profissional”. Para ajudar seus quase 75 mil seguidores, ele compartilhou, através de uma série de publicações no Twitter, cinco cursos gratuitos de programação, cada um abordando uma linguagem diferente.

Aprendendo a programar

O primeiro passo apontado por NFT God é criar um ambiente de desenvolvedor para trabalho. Para isso, ele sugere a plataforma Visual Studio Code, afirmando que sua utilização é feita por iniciantes e profissionais.

Indo para os cursos, a primeira indicação do autor é um curso para aprender Javascript. “Grande parte das aplicações da internet são criadas em Javascript. É uma ótima linguagem para aprender primeiro, e também tornará o aprendizado de outras linguagens mais fácil.” Como exemplo de aplicações que usam Javascript, NFT God cita aplicações para navegadores, jogos, servidores e aplicações para dispositivos móveis.

Após assistir o curso, o autor das publicações sugere que os interessados coloquem suas habilidades em teste. Para isso, ele recomenda um guia sobre como criar uma calculadora usando Javascript.

Para os aspirantes a programadores que desejam trabalhar com dados, NFT God sugere o curso de Python. Dentro do mercado de criptomoedas, Python pode ser usada para extrair dados de APIs ou até mesmo da blockchain. “Essa linguagem é utilizada em ciência de dados, bots de negociação e machine learning”, acrescenta. Como desafio para testar habilidades, o autor deixa um vídeo sobre como criar um robô de trading.

A linguagem React Native, muito usada para criar aplicações para dispositivos móveis, também está na lista de cursos feita por NFT God. “Com React, você pode criar uma aplicação só uma vez, e então lançá-la tanto para iOS quanto para Android.” Ele acrescenta que a indústria para aplicações mobiles é bilionária, tornando-a um terreno fértil para profissionais que aprendem esta linguagem.

Como forma de testar os conhecimentos, a criação de um aplicativo, que é uma lista de tarefas para celular, é sugerido. “O bom dessa aplicação é que você pode utilizá-la depois”, diz ele.

A linguagem de programação mais utilizada para criar jogos modernos atualmente, na visão de NFT God, é a Unity. “Tire um pouco do seu tempo de jogatina da próxima vez para aprender essa poderosa linguagem. Crie um jogo, jogue e venda para outras pessoas.”

A criação de um RPG é a recomendação do autor das publicações para o aprofundamento em Unity. O guia para criação do jogo tem quase oito horas, muito maior do que o restante dos exercícios sugeridos, mas NFT God justifica que “criar qualquer jogo leva tempo”.

A última linguagem da lista é uma velha conhecida dos entusiastas de criptomoedas: Solidity. Trata-se da linguagem de programação usada, principalmente, em aplicações da rede Ethereum. “Aprendendo essa linguagem, você pode criar sua própria criptomoeda, seu próprio NFT, seu próprio marketplace de NFT e aplicações para a Web3.”

Como exercício, NFT God sugere justamente a criação de um marketplace para NFTs. “Esses marketplaces são máquinas de fazer dinheiro, rendendo receitas enormes só através das taxas. Em vez de comprar NFTs em outros marketplaces, por que não construir o seu?”

É útil para o mercado cripto?

O mundo enfrenta uma escassez de profissionais da tecnologia, e isso não seria diferente no mercado de trabalho envolvendo criptoativos. A startup brasileira Lumx Studios, focada em levar empresas do mainstream até a Web3, é uma das empresas buscando desenvolvedores dentro do mercado cripto.

Caio Barbosa, co-CEO da Lumx, afirma que está sempre em busca de pessoas qualificadas na área de tecnologia. “Em especial, desenvolvedores full stack, que conseguem atuar tanto no front-end quanto no back-end.” Profissionais que entendam a linguagem Solidity são classificados por Barbosa como imprescindíveis. 

“A Web3 traz um mundo de novas possibilidades tecnológicas e, com elas, surgem novas profissões e oportunidades de trabalho. Isso só acrescenta à demanda por programadores, que já é alta há anos, fazendo com que esse mercado sempre busque profissionais”, conclui Barbosa.

Leia mais:

Você pode gostar...