Primeiro contrato futuro de Bitcoin estreia na Argentina
De acordo com a Matba Rofex, a plataforma de negociação por trás do veículo de investimento, o primeiro contrato futuro de Bitcoin na América Latina começou a ser negociado.
A Argentina recebeu seu primeiro contrato futuro de Bitcoin em 13 de julho, apenas três meses após a autoridade reguladora de valores mobiliários do país aprovar o índice subjacente como parte de uma agenda de inovação estratégica.
De acordo com a Matba Rofex, a plataforma de negociação por trás do veículo de investimento, é o primeiro contrato futuro de Bitcoin (BTC) na América Latina. Em um contrato futuro, os compradores apostam no preço futuro de uma mercadoria ou outro ativo, como o Bitcoin. Sob o contrato, compradores e vendedores são obrigados a comprar e vender o ativo em uma data futura pré-determinada.
O regulador de valores mobiliários da Argentina, a Comisión Nacional de Valores, aprovou o índice de futuros de Bitcoin em abril como parte de uma agenda inovadora para incentivar a colaboração público-privada para novos produtos financeiros.
O contrato futuro de Bitcoin será baseado no preço do BTC cotado por vários participantes do mercado que fornecem pares de negociação BTC/ARS. Todas as negociações serão liquidadas em pesos argentinos, e os traders são obrigados a fazer depósitos através de transferências bancárias.
De acordo com relatos da mídia local, o produto inicialmente estará disponível apenas para investidores institucionais. Não há um cronograma claro para quando os investidores de varejo poderão negociar contratos futuros de Bitcoin no país. Com o índice futuro, os investidores qualificados podem obter exposição ao BTC em um ambiente transparente e regulamentado.
Os argentinos recorreram ao Bitcoin para acompanhar a hiperinflação no país. A taxa de inflação anual da Argentina disparou 114% em maio, a partir de um salto de 108% em abril de 2023, atingindo o nível mais alto desde 1991, de acordo com a Trading Economics.
Outro contrato futuro de Bitcoin deve estar disponível em breve na região, já que os reguladores no Brasil estão avaliando um veículo de investimento semelhante apoiado pela bolsa de valores local B3. Inicialmente programado para estrear em 30 de junho, espera-se agora que o contrato de futuros de criptomoedas entre em vigor em 30 de setembro. Esta é a segunda vez que o lançamento do produto é adiado.
Os prêmios futuros de Bitcoin atingiram seu nível mais alto em 18 meses em 4 de julho, saltando 3,2% em relação à semana anterior. Com o aumento da demanda por derivativos de BTC, os traders questionam se o mercado está experimentando um “excesso de entusiasmo” ou se está voltando ao normal após um prolongado mercado de baixa, como relatou o Cointelegraph.
VEJA MAIS: