‘Fogos de artifício estão chegando’ – mercados Forex impulsionarão o Bitcoin, diz analista

O analista da Coinbase, Max Bronstein, diz que “fogos de artifício” no mercado cambial podem afetar positivamente o valor do Bitcoin.

Max Bronstein, que trabalha na equipe de Cobertura Institucional da Coinbase, acredita que “fogos de artifício” estão chegando ao mercado global de moedas. Além disso, um aumento na volatilidade das moedas pode beneficiar muito o preço do Bitcoin (BTC).

Ele disse:

“Muito foi dito sobre o desempenho do BTC durante crises de volatilidade de ações, mas não tanto sobre o desempenho do BTC durante crises de volatilidade FX/cambial. Com o volume global de moedas fora dos mínimos históricos e uma enorme onda de novas dívidas, os fogos de artifício estão chegando ao mercado de moedas.”

Mesmo antes da pandemia atingir a economia internacional, Bronstein observou que o sistema monetário global era frágil. Muitos países correm o risco de ver suas moedas caírem de valor devido a vários motivos.

O analista disse que as moedas são vulneráveis devido às baixas reservas em dólares e às altas dívidas em dólares de muitos países.

Global currency volatility drops to a record low

A volatilidade da moeda global cai para um nível recorde. Fonte: Bloomberg, JPMorgan

Por que isso beneficiaria o Bitcoin?

Moedas com histórico de hiperinflação correm o risco de observar uma tendência semelhante no curto prazo. Bronstein identificou o peso argentino, a lira turca e o real brasileiro como exemplos de moedas com baixas reservas de dólar.

O peso argentino, por exemplo, registrou uma taxa de inflação de 42,1% em maio de 2020, segundo dados da Trading Economics. O preço do Bitcoin pode se beneficiar com o medo de hiperinflação, volatilidade maciça de moeda e desvalorização, diz o analista.

The inflation rate of the Argentine Peso

A taxa de inflação do peso argentino. Fonte: Trading Economics

Bronstein explicou:

“Em todos esses casos, o volume e a fraqueza da moeda resultam principalmente da necessidade do governo desvalorizar sua moeda. O Bitcoin tem um forte contraste, pois não pode ser prejudicado por um partido central. Em um regime em que quase todo governo tem um incentivo para degradar sua moeda, poucos sistemas monetários podem se beneficiar tanto quanto o Bitcoin. Nunca antes um concorrente de código aberto para moeda fiduciária foi tão necessário.”

Não é um efeito a curto prazo

A baixa volatilidade histórica do mercado monetário global não indica que um movimento maciço ocorrerá no prazo imediato. Também não sugere que causará um aumento de curto prazo na demanda por Bitcoin.

A longo prazo, no entanto, as preocupações em torno da desvalorização e hiperinflação podem estimular uma demanda constante por Bitcoin. O efeito positivo no BTC pode aumentar se a percepção da maior criptomoeda como uma reserva de valor melhorar, particularmente após a recuperação em forma de V do Bitcoin desde sua queda para menos de US$ 3.600 em março, o que mostrou sua capacidade de sobrevivência.

Enquanto isso, vários outros países estão enfrentando problemas semelhantes relacionados à hiperinflação ou desvalorização das moedas nacionais. O Irã e a Venezuela, por exemplo, viram o Bitcoin operando como meio de pagamento e dinheiro digital inconfiscável, já que suas respectivas moedas nacionais sofreram hiperinflação nos últimos anos.

A longo prazo, à medida que a infraestrutura on-ramp que suporta o Bitcoin e as criptomoedas melhora, existe uma forte possibilidade de que o BTC seja usado como moeda, possivelmente ao lado das moedas existentes.

Leia mais:

Você pode gostar...