Influencer encontrada morta nos EUA teria ligação com pirâmide financeira

Jovem de 26 anos promovia negócio de empresa de cosméticos pelo Instagram.

Apontada como líder de uma pirâmide financeira envolvendo cosméticos, o corpo da influenciadora digital Alexis Sharkey foi encontrado na beira de uma estrada próximo a cidade de Houston, nos Estados Unidos.

De acordo com a Fox News, Sharkey era líder de um negócio que atuava com marketing multinível vendendo produtos para a pele e para o cabelo, chamado Monat.

Denúncias e processos judiciais envolvendo a Monat apontam que a empresa atua no mercado de forma semelhante ao sistema de recrutamento de pirâmides financeiras. Dessa forma, a influenciadora encontrada morta sem roupa pode ter divulgado uma fraude que já foi condenada a ressarcir parte das vítimas nos EUA.

Líder de pirâmide financeira

Alexis Sharkey é apontada como líder de uma pirâmide financeira que fez sucesso nos Estados Unidos em 2019. Chamada de mentora no Instagram, a influenciadora digital divulgava os negócios da Monat para mulheres que seguiam ela na rede social.

Embora o negócio não envolvesse investimento direto em dinheiro, as líderes do esquema tinham que investir em kits de cosméticos para a revenda. Por outro lado, uma porcentagem era oferecida diante de indicações de novas vendedoras, formando assim uma rede de líderes igual acontece em negócios apontados como pirâmides financeiras.

Corpo sem roupa

Os familiares da jovem ‘mentora’ de 26 anos estranharam o sumiço dela, que não era vista desde o dia 27 de novembro. Segundo investigação sobre a morte da influenciadora digital, o corpo de Sharkey foi encontrado em um sábado, no dia 29 de novembro de 2020.

No momento em que o corpo foi encontrado, Alexis Sharkley estava sem roupas em uma estrada próxima a cidade de Houston, nos EUA. A investigação sobre o caso está em andamento, sendo que o envolvimento da influenciadora digital com uma pirâmide financeira foi trazido à tona pela FoxNews.

Uma amiga da jovem que foi morta disse que ela conseguiu ser promovida a diretora executiva na Monat, o negócio apontado como sendo uma pirâmide financeira.


Influenciadora divulgava negócio nas redes sociais (Reprodução/Instagram)

Processo judicial nos EUA

Apontada como pirâmide financeira, antes da morte da influencer digital a Monat foi processada no estado da Flórida, nos Estados Unidos. De acordo com a ação judicial, a empresa foi condenada a pagar mais de US$ 82 mil de indenização que servirá para pagar os investidores lesados pelo negócio.

A decisão judicial é de setembro de 2020, e a Monat concordou com o valor que será pago como indenização. Além disso, a empresa se comprometeu a não atuar de forma enganosa no mercado novamente.

Leia Mais:

Você pode gostar...