Fidelity busca aprovação para lançamento de ETF spot de Ethereum, após pedido da BlackRock

Poucos dias depois de a BlackRock solicitar o iShares Ethereum Trust, a empresa de gestão de ativos Fidelity solicitou seu próprio ETF de Ethereum.

A Fidelity, uma empresa de gestão de ativos que supervisiona US$ 4,5 trilhões em ativos, tornou-se a mais recente empresa a buscar aprovação para um ETF de Ethereum ( ETH ).

Em um documento apresentado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) em 17 de novembro, a Fidelity propõe listar e negociar ações do Fidelity Ethereum Fund na Cboe BZX Exchange. O pedido afirmava: 

“De acordo com a Declaração de Registro, cada Ação representará um interesse beneficiário fracionário e indiviso nos ativos líquidos do Trust. Os ativos do Trust consistirão em ETH detidos pelo Custodiante em nome do Trust.”

O documento declarou que os cidadãos dos Estados Unidos não possuem uma via de baixo risco para se exporem à ETH:

“Os investidores de varejo dos EUA não tinham um veículo regulamentado e negociado em bolsa dos EUA para obter exposição à ETH.”

Argumentou ainda que os métodos existentes para aceder aos ativos digitais envolvem o risco de contraparte, a incerteza jurídica e o risco técnico.

Entretanto, observou que os investidores em toda a Europa têm acesso a produtos negociados em bolsas regulamentadas e proporcionam exposição a uma ampla gama de criptoativos no mercado spot. 

Relacionado:  BlackRock argumenta que a SEC não tem motivos para tratar futuros de criptografia e ETFs à vista de maneira diferente

Em 15 de agosto, o Cointelegraph informou que o primeiro ETF spot europeu de Bitcoin ( BTC ), o Jacobi Bitcoin ETF, foi aprovado para ser listado na bolsa de valores Euronext Amsterdam. 

Além disso, o documento propõe que se um ETF Ether estivesse disponível para os cidadãos dos EUA, as perdas sofridas por empresas agora extintas como FTX, Celsius Network e BlockFi seriam consideravelmente menores:

“Se um ETP Spot ETH estivesse disponível, é provável que pelo menos uma parte dos bilhões de dólares vinculados a esses processos ainda residiria nas contas de corretagem de investidores norte-americanos.”

O pedido da Fidelity ocorre após notícias recentes de que a BlackRock entrou com pedido oficial de um ETF Ether à vista  – o iShares Ethereum Trust – junto à SEC em 16 de novembro.

Na semana anterior, a BlackRock  registrou o iShares Ethereum Trust na Divisão de Corporações de Delaware. Isso ocorreu quase seis meses depois que ela apresentou seu pedido de ETF Bitcoin à vista.

A Fidelity é a sétima empresa a se candidatar a um ETF Ether, entre uma lista de empresas que inclui VanEck, 21Shares, ARK Invest, Hashdex, Grayscale e Invesco Galaxy.

Revista:  Reestabelecimento do Ethereum: Inovação Blockchain ou castelo de cartas perigoso?

Você pode gostar...