Especialista em segurança cibernética apóia projeto de criptomoedas do senador Warren em audiência no Senado

Numa recente audiência no Senado dos EUA, um profissional de segurança cibernética apoiou abertamente a Lei Antilavagem de Dinheiro de Ativos Digitais da Senadora Elizabeth Warren.

A senadora dos Estados Unidos, Elizabeth Warren, enfatizou os riscos dos golpes com criptomoeda direcionados aos idosos nos EUA, com um especialista em segurança cibernética endossando sua legislação sobre ativos digitais para evitar futuros golpes.

Em uma recente audiência no Senado, Warren destacou o aumento significativo de fraudes de criptomoedas direcionadas a cidadãos idosos dos Estados Unidos:

“No ano passado, vimos um aumento de 350% nos golpes de investimento em criptomoedas direcionados a idosos. Esse é o maior aumento entre todas as faixas etárias. Isso somou mais de US$ 1 bilhão que os idosos perderam em fraudes de criptomoedas.”

Entretanto, durante a audiência, Steve Weisman, um reconhecido especialista em fraudes e segurança cibernética conforme descrito por Warren, destacou que, ao contrário da fraude com cartão de crédito, que pode ser rapidamente identificada, interrompida e rastreada, as criptomoedas apresentam maiores desafios em termos de transparência.

Ele reiterou que com as criptomoedas, depois que ela passa pelos mixers, o rastreamento se torna significativamente mais desafiador.

“Depois que vai para os mixers, você tem problemas. Há uma preocupação legítima com a privacidade que as pessoas podem ter, mas ela não chega nem perto dos golpistas.”

Weisman expressou apoio à Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro de Ativos Digitais de Warren, que busca garantir que os ativos digitais estejam sujeitos às mesmas leis de Combate à Lavagem de Dinheiro (AML) que a moeda fiduciária tradicional.

“Sua legislação está muito atrasada. É óbvio”, declarou Weisman.

Relacionado: Golpes de falsificação de identidade em criptografia, explicados

Isso segue relatórios recentes que indicam um aumento significativo em hacks e golpes de criptomoedas durante o último trimestre em comparação com 2022.

A empresa de segurança Blockchain Immunefi relatou um aumento de 153% em incidentes de ataque direcionados a projetos de criptografia e Web3 de julho a setembro de 2023, em comparação com o correspondente período em 2022. O trimestre recente registrou perdas de aproximadamente US$ 686 milhões.

Warren revelou recentemente que mais nove senadores dos EUA apoiaram publicamente a Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro de Ativos Digitais.

Notavelmente, Gary Peters, membro da Comissão de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado, e Dick Durbin, presidente da Comissão Judiciária do Senado, estão entre os que apoiam a iniciativa.

Revista: 4 golpes de criptomoedas inteligentes que você deve tomar cuidado — comerciante de balcão de Dubai, Amin Rad

Você pode gostar...