Comandante do FED, Christopher Waller, diz que o ecossistema cripto tem partes distintas com potencial variável

Christopher Waller elogiou as aplicações emergentes da tecnologia de contabilidade distribuída, contratos inteligentes e tokenização, mas mudou seu tom para criptoativos

As partes que compõem o ecossistema de criptomoedas não são todas iguais, disse o governador do Federal Reserve Board dos Estados Unidos, Christopher Waller, em uma conferência em 10 de fevereiro. Ele tinha preferências claras entre os três elementos do ecossistema que identificou.

Waller foi apresentado pelo Global Interdependence Center em sua conferência “Digital Money, Decentralized Finance, and the Puzzle of Crypto”. Ele considerou criptoativos, tecnologia blockchain e tecnologia de negociação, como contratos inteligentes e tokenização, separadamente.

Waller concentrou-se nas aplicações mais amplas da tecnologia cripto. A pesquisa sobre aplicações da tecnologia de contabilidade distribuída para “uma ampla gama de problemas de gerenciamento de dados” está em andamento.

Os contratos inteligentes podem ser aplicados a ativos não cripto e a tokenização, combinada com cofres de dados, pode proteger a privacidade sem promover a lavagem de dinheiro. Além disso, Waller disse:

“Embora esses desenvolvimentos tecnológicos ainda estejam em sua infância, eles têm aplicações potenciais além do ecossistema cripto que podem levar a melhorias substanciais de produtividade em outras indústrias”.

A maior parte da palestra de Waller foi dedicada aos criptoativos. Ele compara criptoativos, que ele disse não ter valor intrínseco, a uma commodity – milho – e usou a teoria econômica para explicar que objetos intrinsecamente sem valor podem ser negociados a um preço positivo devido ao “artifício social do dinheiro”. Mas há um problema inerente, acrescentou:

“E se um dia as crenças mudarem e eu não acreditar mais que alguém vai me pagar por esse objeto no futuro? Então eu claramente não devo pagar nada por isso hoje, então seu preço vai para zero. […] No entanto, se você comprar criptoativos e o preço cair para zero em algum momento, não se surpreenda e não espere que os contribuintes socializem suas perdas.”

Mesmo investidores institucionais sofisticados perderam dinheiro no inverno cripto, observou Waller.

Relacionado: Agências federais dos EUA divulgam declaração conjunta sobre riscos de criptoativos e práticas seguras

Uma ideia clara das diferenças entre as partes do ecossistema cripto ajudará a garantir que a regulamentação mitigue os riscos dos criptoativos sem impedir a inovação das “características positivas do ecossistema”, concluiu.

Waller já havia expressado seu cinismo sobre uma moeda digital do banco central dos EUA.

Você pode gostar...