Família processa Robinhood após day trader cometer suicídio por causa de conta negativa em aplicativo
Processo judicial aponta “comunicação enganosa” e possível falha na cobrança de uma dívida de R$ 4 milhões que teria motivado a morte do investidor.
O aplicativo Robinhood está sendo processado pela família do day trader Alex Kearns, um jovem norte-americano de apenas 20 anos que cometeu suicídio depois de receber mensagens sobre uma dívida de quase R$ 4 milhões.
Segundo a BBC, a família do day trader alega que o aplicativo não forneceu o devido suporte para o investidor. Antes de tirar a própria vida, Alex Kearns tentou resolver o problema da suposta dívida cobrada pela Robinhood.
Por outro lado, a Robinhood disse que o suporte de atendimento do aplicativo sofreu melhorias, logo após o suicídio do day trader. Além do saldo que aparecia negativo na plataforma, antes de morrer Alex Kearns recebeu e-mails da empresa pedindo o pagamento urgente de parte da dívida.
Família processa Robinhood
Com o suicídio do day trader Alex Kearns no dia 12 de junho de 2020, a família do investidor resolveu processar a Robinhood. O jovem negociava ações através do aplicativo, quando recebeu um e-mail sobre uma dívida de R$ 4 milhões.
Apavorado, ele tentou encontrar uma solução para a cobrança apontada como indevida. Com o saldo negativo e sem uma resposta conclusiva do suporte, a família do day trader disse que ele recebeu uma cobrança da Robinhood.
Sem um suporte adequado, a família procurou a Justiça alegando que a empresa não oferece atendimento através de chamadas diretas ou algum atendimento ao vivo.
Um advogado da família do day trader comentou sobre o suporte da Robinhood, que sofreu mudanças depois da morte do investidor. Na ação apresentada no Tribunal Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, a plataforma também é acusada de “comunicações enganosas”.
“Eles não fornecem nenhum mecanismo por meio de uma ligação telefônica, por meio de um serviço de e-mail ao vivo, para obter respostas ao vivo às perguntas.”
Day trader foi cobrado por aplicativo
Além de não fornecer suporte adequado para o day trader Alex Kearns, o investidor recebeu um email de cobrança na madrugada do dia 11 de junho de 2020, um dia antes da morte.
No email, a Robinhood dizia que o day trader tinha que poucos dias para tomar “medidas imediatas” sobre a suposta dívida no aplicativo. Na mensagem, a plataforma pedia um depósito antecipado de quase R$ 915 mil para o usuário.
“Ele pensou que tinha explodido sua vida. Ele pensou que estragou tudo.”
No entanto, um dia depois da morte do day trader a Robinhood enviou um email explicando sobre a confusão da dívida de quase R$ 4 milhões. As restrições da conta do investidor foram suspensas, e o engano foi resolvido pelo aplicativo.
Em resposta, a Robinhood providenciou melhorias no suporte de atendimento ao cliente. Segundo nota da empresa enviada a BBC, em dezembro de 2020 o suporte recebeu a integração de serviço de voz.
“No início de dezembro, também adicionamos suporte de voz ao vivo para clientes com uma posição de opções em aberto ou vencimento recente.”
Leia Mais: