‘Realidade ampliada’ criará 860 mil empregos até 2025, diz Comissão Europeia

A Comissão Europeia definiu seus planos para tornar a região “líder mundial” da Web 4.0 e do Metaverso.

A Comissão Europeia indicou que a “realidade ampliada” – tecnologia que permite que as pessoas interajam em mundos virtuais – criará até 860.000 empregos na Europa até 2025. 

A realidade estendida ou XR é um termo abrangente para tecnologias imersivas, incluindo realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista, e é um “importante facilitador tecnológico” para mundos virtuais, disse a Comissão em 11 de julho.

A Europa se prepara para se tornar líder mundial em Web 4.0 e mundos virtuais.

A nova Internet afetará a maneira como as pessoas convivem uma com as outras, trazendo muitos benefícios.

E precisamos ter as pessoas no centro dessas tecnologias para moldá-las de acordo com os direitos e princípios digitais da UE.

— European Commission (@EU_Commission) 

“Espera-se que o impacto sobre os empregos seja altamente significativo”, disse, observando que outros 1,2 milhão a 2,4 milhões de empregos seriam criados direta ou indiretamente em outros setores até 2025.

No entanto, a Comissão observou que, atualmente, a maior parte da inovação em torno do Metaverso ocorre nos Estados Unidos, na China e na Coreia do Sul.

“Ao contrário desses países, na UE não há gigantes da tecnologia para liderar o investimento no desenvolvimento de mundos virtuais na próxima década.”

A maior parte da atividade do mercado de AR/VR na Europa se concentra em jogos, mídia e entretenimento, mas há “muito espaço” para outras aplicações, incluindo os setores de varejo, saúde, militar, defesa e manufatura.

A Comissão observou que os mundos virtuais, possibilitados por esses dispositivos de realidade ampliada, são uma das tecnologias que vão ditar a “próxima geração” da rede mundial de computadores – nomeada Web 4.0 – em que objetos físicos e digitais se unem em ambientes virtuais em tempo real.

“Estamos no início de uma grande transição tecnológica, a Web 4.0. Os mundos virtuais são um importante facilitador da Web 4.0, que pode revolucionar significativamente a vida cotidiana das pessoas e abrir uma ampla gama de oportunidades em muitos ecossistemas comerciais e industriais”, afirmou a Comissão.

Alguns exemplos incluem o uso de mundos virtuais para treinar cirurgiões para procedimentos médicos complexos, o uso de “gêmeos digitais” para preservar edifícios de patrimônio cultural ou até mesmo o uso de modelos 3D para solucionar o aquecimento global.

Em seu documento de trabalho apresentado ao Parlamento Europeu, a Comissão apresentou um plano para se tornar um “líder mundial” na Web 4.0 e no Metaverso.

A Web 4.0 (também conhecida como #Metaverse) permitirá a integração entre objetos e ambientes digitais e reais.

A Europa tem o que é preciso para liderar essa nova transição tecnológica, principalmente para a #indústria.

Nossa estratégia

— Thierry Breton (@ThierryBreton)

“Hoje, a Europa está se preparando para se tornar líder mundial em Web 4.0 e mundos virtuais”, disse Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno.

A Comissão propôs um total de 10 ações para atingir esse objetivo, incluindo a atração de talentos especializados em mundos virtuais para a região, a criação de sandboxes regulatórias para testar novas ideias e o desenvolvimento de padrões globais para metaversos interoperáveis.

“A Europa tem o que é preciso para liderar a próxima transição tecnológica: start-ups inovadoras, conteúdo criativo rico e aplicações industriais, um papel forte como definidor de padrões globais e uma estrutura jurídica previsível e favorável à inovação”, acrescentou Breton.

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