Investidores de risco da FTX estão sujeitos a ‘questões sérias’ sobre diligência prévia, diz comissária da CFTC

A falta de manutenção de registros da FTX juntamente com “um auditor de quem ninguém nunca ouviu falar” força a CFTC a fazer perguntas sobre a mentalidade dos investidores institucionais.

Em meio a investigações em andamento sobre a extinta bolsa de criptomoedas FTX, a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) questiona a diligência prévia conduzida por investidores institucionais e sua responsabilidade em relação à perda de fundos dos usuários.

A comissária da CFTC, Christy Goldsmith Romero, afirmou que os investidores d capital de risco (VCs) que tiveram que reduzir seus investimentos em milhões de dólares para quase zero levantam “sérias questões” sobre a devida diligência realizada no ano passado, falando à Bloomberg.

A comissária da CFTC, Christy Goldsmith Romero, questionando os VCs que uma vez apoiaram a FTX. Fonte: Bloomberg

Ela levantou preocupações sobre as revelações do CEO da FTX, John Ray, no tribunal sobre não ter nenhum registro e controle sobre as finanças da exchange

A falta de manutenção de registros juntamente com “um auditor de quem ninguém nunca ouviu falar” força a CFTC a fazer perguntas sobre a mentalidade dos investidores institucionais. A esse respeito, Romero fez uma série de perguntas:

“Como isso é possível? Então, eles fecham os olhos para isso? Eles estavam apenas distraídos com essa promessa de inovação?”

O fundador e ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, usou a confiança como uma técnica de marketing para ganhar a confiança dos investidores. No entanto, Romero ecoou o sentimento atual do investidor ao afirmar que “sabemos agora que isso não é verdade”.

Como resultado, ela acreditava que os VCs que apoiavam a FTX ignoravam as bandeiras vermelhas quando se tratava de diligência prévia, questionando ainda mais seu envolvimento.

“Então, houve alguns conflitos que os impediram (apoiadores de VC) de realmente prestar atenção à devida diligência e aos fatos que estavam descobrindo?” perguntou Romero ao concluir o assunto em questão.

A estrela e investidor do Shark Tank, Kevin O’Leary, que já apoiou a FTX, alertou contra a possível queda das exchanges de criptomoedas não regulamentadas. Ele afirmou:

“Se você está me perguntando se haverá outro colapso para zero? Absolutamente. Cem por cento vai acontecer, e vai continuar acontecendo de novo e de novo e de novo.”

Como o Cointelegraph relatou anteriormente, com base em um relatório do National Bureau of Economic Research, até 70% do volume de negociação em exchanges não regulamentadas são wash trading.

Você pode gostar...