Cartões de débito de criptomoedas voltam a funcionar na Europa
Os cartões de débito cripto da Crypto.com e TenX estão ativos novamente, pois os reguladores do Reino Unido permitiram que a Wirecard retome a “atividade regulada”.
Os cartões de débito cripto emitidos pela Wirecard de empresas como Crypto.com e TenX foram reativados após a permissão da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA).
Em 29 de junho, o regulador do Reino Unido permitiu à Wirecard Card Solutions, uma subsidiária baseada em Newcastle da problemática empresa alemã Wirecard AG, retomar a atividade regulada. A FCA suspendeu a licença da Wirecard Card Solutions em 26 de junho, logo após surgirem notícias sobre a Wirecard AG deturpando mais de US$ 2 bilhões em reservas da empresa.
As respectivas restrições foram levantadas às 00:01 GMT de 30 de junho de 2020, o que significa que todos os cartões de débito cripto emitidos pela Wirecard foram reativados. O regulador enfatizou que ainda existem “requisitos impostos à autorização da Wirecard”.
A notícia foi confirmada pela Crypto.com e pela TenX, que anunciaram que seus cartões de débito cripto agora podem ser utilizados novamente.
Wirecard está com um grande problema
O escândalo começou em 18 de junho, quando auditores da empresa Big Four EY não puderam confirmar a existência de US$ 2,1 bilhões em dinheiro. Conforme relatado anteriormente pelo Financial Times, a equipe da Wirecard em Dubai e Dublin supostamente enganou a EY por quase 10 anos ao conspirar “para inflar fraudulentamente vendas e lucros nas subsidiárias da Wirecard”.
Em 25 de junho, a empresa problemática entrou com um processo de insolvência, o que poderia ser visto como um primeiro passo para a falência. Os acionistas da Wirecard já entraram com um processo judicial contra a EY por sua suposta negligência na auditoria da empresa.
Markus Braun, ex-CEO da Wirecard, foi preso pela polícia em Munique depois de ser acusado de deturpar os saldos da empresa.
Leia mais:
- Bancos podem acabar e 75% dos brasileiros aprovam pagamentos instantâneos como PIX e envio de dinheiro pelo WhatsApp
- Fintechs de crédito vêem crescimento de até 120% na crise de coronavírus no Brasil
- Institutional Investors Can No Longer Ignore Bitcoin: Goldman Sachs
- Max Keizer: Fenômeno das altcoins acabou e todo valor fluirá para o Bitcoin
- Nem Reais, nem Bitcoin: Unick Forex ainda tem saques atrasados e mais de 3.600 reclamações de clientes
- Em posse, Presidente do Banco Central ressalta compromisso com novas tecnologias e cita blockchain