Comissão Européia convoca desenvolvedores blockchain para soluções focadas em defesa
A Comissão Europeia está oferecendo subsídios para desenvolvedores de blockchain para soluções que adaptam tecnologias de aplicativos civis a aplicativos de defesa.
A Comissão Europeia (CE) está oferecendo subsídios para desenvolvedores de blockchain e outros especialistas para soluções que adaptam tecnologias de aplicativos civis a aplicativos de defesa.
Em 24 de março, a CE publicou um concurso do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial de Defesa, convidando pequenas e médias empresas (PMEs) a propor soluções rápidas e econômicas – focadas em novas abordagens e propostas de tecnologias ou conceitos que não foram aplicados anteriormente para o setor de defesa.
Combinações de blockchain com ‘gêmos digitais’ para fins logísticos
No que diz respeito à blockchain, a CE fornece um esboço para orientar as aplicações do programa, que se beneficiarão do seu orçamento 2019-20, de 254 milhões de euros, se bem-sucedidas. Especificamente, a CE busca propostas que sejam:
“Com base na nuvem em tempo real e gêmos digitais , beneficiando da robustez das tecnologias blockchain, capaz de canalizar todas as necessidades logísticas atualmente otimizadas, como cadeia de peças de reposição, manutenção e consumíveis de energia”.
Um gêmeo digital é a representação virtual ou o espelho de qualquer entidade, ativo ou processo físico – seja uma máquina, um objeto, uma infraestrutura ou um ser humano. O campo da blockchain pode fortalecer a integridade dos gêmeos digitais, por exemplo, permitindo o uso de tags criptográficas à prova de violações que validam a proveniência, o estado e a propriedade de produtos ou objetos.
Conforme observado no relatório da Deloitte 2018, a combinação de gêmeos digitais com blockchain pode oferecer benefícios particulares para setores como a Internet das Coisas, que podem ser usados, entre outros aplicativos, para manutenção preditiva em ambientes de produção.
A Deloitte descreve que a blockchain pode ser útil para fornecer gerenciamento de identidade seguro, modelos de propriedade transparentes e análise de dados eficiente, os quais podem melhorar a flexibilidade e a resiliência de vários sistemas.
Como pode ser visto nas orientações acima, a CE reconhece o potencial de combinar blockchain com gêmeos digitais para diversos setores críticos de defesa, como cadeias de suprimentos, manutenção de equipamentos e energia.
As inscrições para o programa estão abertas a partir de 15 de abril, com um prazo provisório de 1º de dezembro de 2020, dependendo da evolução da pandemia do COVID-19.
Blockchain no setor de defesa
Conforme relatado recentemente, a BAE Systems – uma empresa sediada nos Estados Unidos que fornece soluções de suporte e serviços para sistemas de defesa, inteligência e civis – listou uma posição aberta para os chamados “exploradores de criptomoeda” para apoiar suas operações no mês passado.
Em julho de 2019, o Departamento de Defesa dos EUA divulgou seus próprios planos para a tecnologia blockchain, em um roteiro de quatro anos para modernização digital.