Especialistas divergem sobre as aplicações da criptografia quântica

Cientistas na China conseguiram trocar uma chave criptográfica a uma distância de mais de 1.000 quilômetros. Isso poderia tornar a criptografia à prova de hackers?

Cientistas na China conseguiram trocar uma chave de criptografia a uma distância de 1.120 quilômetros, o que supera o feito anterior em 1.000 quilômetros. Especialistas em criptografia discutem se isso pode ter implicações práticas para a indústria.

Criptografia à prova de hackers?

Os computadores quânticos assombram a indústria cripto há anos, com alguns especulando que os avanços nessa tecnologia tornarão obsoletas todas as criptografia existentes. Desta vez, o emaranhamento quântico foi usado para trocar uma chave secreta que poderia ser usada para criptografar e descriptografar mensagens. Pode-se imaginar que, se essa tecnologia se tornar uma mercadoria, ela poderá tornar obsoletos os hackers de criptografia, pois os usuários poderão autorizar transações fora da Internet.

Entramos em contato com especialistas em criptografia para saber se essa tecnologia pode ter implicações práticas para a indústria em um futuro próximo.

Não nesta vida

O professor da Cornell University e o co-fundador da Ava, Emin Gün Sirer , disse ao Cointelegraph que ele espera essa tecnologia há 40 anos. Ele acredita que isso se tornará prático mais cedo ou mais tarde. “Sim, eu continuo esperando! Eu li sobre isso pela primeira vez na década de 1980. Em algum momento, será a prática ”, ele disse.

Mas o desenvolvedor do Bitcoin Core, Wladimir van der Laan, não acredita que será adotado em sua vida:

“Realisticamente, espero que demore um longo tempo até que os computadores quânticos estejam disponíveis o suficiente para serem aplicáveis a uma rede descentralizada, se alguma vez (não nesta vida)”.

Muitos custos

Ian Grigg, o inventor do Ricardian Contract e um notável cypherpunk não acredita que a criptografia quântica tenha algo prático para oferecer:

“Não. Não precisamos de criptografia quântica para distribuir chaves com segurança. Podemos fazer isso mais barato com métodos de software. ”

Sergio Demian Lerner, pesquisador e designer de Bitcoin (BTC) da RSK concorda com Grigg que existem maneiras mais baratas de fazer o trabalho:

“Não há necessidade de um link quântico para trocar chaves. Você apenas viaja uma vez e troca as chaves. E então você usa essas chaves pelos próximos 10 anos. Na minha humilde opinião, ele não tem absolutamente nenhum aplicativo que possa cobrir o custo da infraestrutura.”

Enquanto aguardamos os avanços no domínio quântico, Lerner destacou um novo padrão interessante na maneira como Satoshi Nakamoto estava minerando.

LEIA MAIS

 

Você pode gostar...