EUA processam projeto NFT após golpe de puxada de tapete

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) apresentou acusações em quatro casos contra o Baller Ape Club, com seis indivíduos sendo acusados de crimes diferentes.

Seis indivíduos estão sendo acusados de vários crimes em quatro casos separados envolvendo a coleção. O aviso oficial descreve as acusações como:

“O maior esquema de token não fungível (NFT) conhecido até o momento, um fundo de investimento fraudulento que supostamente era negociado em exchanges de criptomoedas, um esquema Ponzi global envolvendo a venda de títulos criptográficos não registrados e uma oferta inicial fraudulenta de moedas.”

Advogados dos EUA e outras autoridades foram claros sobre sua disposição de aplicar ações contra golpes no mercado de criptomoedas. Eles pretendem encontrar e responsabilizar aqueles que realizam esses crimes, dizendo:

“Esses casos servem como um lembrete crucial de que alguns vigaristas se escondem atrás de chavões da moda, mas no final do dia, eles estão simplesmente tentando separar as pessoas de seu dinheiro. Continuaremos a trabalhar com nossos parceiros de aplicação da lei para educar e proteger potenciais investidores sobre investimentos tradicionais e modernos”.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

DOJ de olho no mercado de NFTs

Em relação ao Baller Ape, o DOJ está abrindo um processo contra Le Anh Tuan sob a acusação de uma conspiração para cometer fraude eletrônica e uma acusação de conspiração para cometer lavagem internacional de dinheiro. O órgão afirma que Tuan e co-conspiradores conduziram um puxão de tapete, o que levou a um roubo de US$ 2,6 milhões.

Várias agências governamentais dos EUA vêm aumentando a intensidade com que examinam o mercado de criptomoedas. O DOJ é o mais recente a se juntar a esta lista, apresentando sua primeira acusação de sanções criminais em maio.

A agência também recrutou um advogado para ajudar com esses assuntos em meados de 2021. Cerca de seis meses depois, ela nomeou um líder de equipe de aplicação cripto, assim como quando o FBI lançou uma unidade.

As autoridades dos EUA estão começando a levar o mercado de criptomoedas muito a sério, tanto pelas implicações econômicas que ele tem quanto pelo uso dos ativos em atividades ilícitas. A Coreia do Norte e seu uso de criptomoedas para financiar seu programa de armas, por exemplo, é uma alta prioridade.

As empresas do setor cripto terão que ser rígidas com sua segurança para evitar qualquer atenção indesejada. A OpenSea recentemente alertou os usuários sobre como se proteger depois que um funcionário de seu fornecedor de entrega de e-mail fez uso indevido dos dados de seus clientes.

O artigo EUA processam projeto NFT após golpe de puxada de tapete foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...