UE vai aumentar acesso a dados de alta qualidade para projetos blockchain e IA
A UE está aumentando a quantidade de dados que podem ser reutilizados como matéria-prima para inteligência artificial e projetos blockchain
A União Europeia está aumentando a quantidade de dados que podem ser reutilizados como matéria-prima para inteligência artificial e projetos de blockchain, anunciou o bloco comercial em um comunicado de imprensa em 6 de junho.
As autoridades esperam que as regras relaxadas “impulsionem a economia de dados da UE, contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade baseada em dados e estimulem o crescimento”.
Os conjuntos de dados de alto valor estarão disponíveis gratuitamente – incluindo estatísticas, registros de propriedade da empresa e informações meteorológicas. Além de permitir que produtos IA e blockchain usem dados de pesquisa que já são de domínio público, dados meteorológicos e de transporte em tempo real serão disponibilizados.
Alexandru Petrescu, ministro das Comunicações da Romênia, disse:
“Essas regras são um verdadeiro facilitador para a inteligência artificial e ajudarão a Europa a se tornar um líder mundial nessa área crucial. Eles reforçarão a indústria digital da UE, especialmente empresas menores e startups, que de outra forma não teriam acesso a todos os dados de que precisam para inovar e expandir”.
Os estados-membros da UE terão agora dois anos para garantir que essas mudanças sejam implementadas em suas leis nacionais.
Em abril, a UE lançou oficialmente a Associação Internacional de Aplicações de Blockchain e disse que a tecnologia seria fundamental para resolver alguns dos maiores problemas da atual economia global – incluindo a confiança entre compradores e vendedores e rastrear a autenticidade das mercadorias.