eToro anuncia deslistagem de quatro altcoins alegando ‘cenário regulatório em rápida evolução’

Provedor de serviços financeiros não cita a SEC, mas deixa claro que a medida afeta apenas usuários dos EUA.

O provedor de serviços financeiros eToro anunciou esta semana a deslistagem de quatro altcoins de seu aplicativo de negociação de criptomoedas a partir do próximo dia 12 de julho: Agorand (ALGO), Decentraland (MANA), Dash (DASH) e Polygon (MATIC).
Sem citar a SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, que apertou o cerco regulatório no país ao ingressar com ações judiciais contra as exchanges de criptomoedas Binance e Coinbase na última semana, a eToro, em uma sequência (thread) de tweets, justificou a remoção alegando que:
“O eToro possui uma estrutura que analisa os criptoativos que oferecemos à luz do cenário regulatório em rápida evolução. Devido a desenvolvimentos recentes, faremos algumas alterações em nossa oferta de criptomoedas para clientes dos EUA.”

Por outro lado, a empresa deixou claro que a medida afeta apenas os clientes dos EUA  e que:
“Continuamos apoiando os criptoativos e acreditamos na importância de oferecer aos nossos usuários acesso a uma gama diversificada de classes de ativos, que inclui ações, ETFs e opções. Estamos empenhado em trabalhar em estreita colaboração com os reguladores de todo o mundo para moldar o futuro da indústria cripto e defender o acesso do investidor comum.”
Questionada sobre a eventual listagem do XRP, token da startup de pagamentos empresariais Ripple, que também trava uma batalha judicial contra a SEC, a eToro respondeu a um interlocutor:
“Sabemos que isso está na mente de muitos na comunidade eToro e estamos sempre avaliando o ambiente regulatório para novos desenvolvimentos. Não podemos garantir nenhum resultado específico, mas estamos prestando muita atenção e manteremos os usuários informados sobre quaisquer alterações.”
Entre as respostas contrárias à decisão da eToro, um interlocutor chamou a empresa de “covarde” e argumentou que as exchanges precisam se unir.
“Isso é estúpido e só prejudica seus clientes. Excluir [as altcoins] não mudará nada, não é como se a SEC não soubesse que você as estava negociando até agora […]”, acrescentou outra pessoa.
Na última sexta-feira (9), o aplicativo de negociação de criptomoedas e ações Robinhood também anunciou o encerramento da oferta de Cardano (ADA), Polygon (MATIC) e Solana (SOL), tokens rotulados como títulos não registrados pela SEC nos processos contra a Binance e a Coinbase, conforme noticiou o Cointelegraph.

Você pode gostar...