Conformidade da Ethereum com regras do OFAC cai para 45% após Merge

A lista de principais censores de transações da Ethereum contém plataformas populares como Binance, Celsius Network, Bitfinex, Ledger Live, Huobi (HTX) e Coinbase.

A histórica atualização da Ethereum de setembro de 2022 – que marcou a transição da rede de um mecanismo de validação de prova de trabalho (PoW) para prova de participação (PoS) – resultou no declínio geral da conformidade da blockchain com os padrões estabelecidos pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC). 

Os blocos da Ethereum que aderem à conformidade com o OFAC censuram determinadas transações, causando um impacto negativo na neutralidade do ecossistema da Ethereum. No início de agosto de 2022, o OFAC sancionou o Tornado Cash e vários endereços de Ether (ETH) associados a ela devido à sua capacidade de mascarar e tornar anônimas transações de criptomoedas.

Antes do Merge, a conformidade da Ethereum com o OFAC aumentou exponencialmente, pois entidades como as exchanges de criptomoedas optaram por executar relés de censura MEV-Boost em seus validadores. A lista dos principais censores de transações realizadas na rede é preenchida por plataformas populares, como Binance, Celsius Network, Bitfinex, Ledger Live, Huobi (HTX) e Coinbase, de acordo com dados do MEV Watch.

Lsta de entidades que executam relés de MEV de censura em seus validadores e estão prejudicando ativamente a neutralidade da Ethereum. Fonte: MEV Watch

No entanto, a conformidade geral dos blocos da Ethereum com o OFAC diminuiu significativamente. Em novembro de 2022, 78% do total de blocos da Ethereum estavam em conformidade com os regulamentos do OFAC. Nesta quarta-feira, 27 de setembro, a conformidade da Ethereum com o OFAC caiu para 30%, registrando uma redução geral de 57%.

Blocos diários da Ethereum em conformidade com o OFAC após o Merge. Fonte: MEV Watch

O combate à conformidade do OFAC exige que as operadoras usem relés que não censurem transações de acordo com os requisitos do OFAC. Há sete grandes relés de MEV que são mais comumente usados: Flashbots, BloXroute Max Profit, BloXroute Ethical, BloXroute Regulated, BlockNative, Manifold e Eden. No entanto, nem todos os sistemas estão em conformidade com o OFAC, de acordo com o MEV Watch:

“Dos 7 principais relés disponíveis, apenas 3 não censuram [transações] de acordo com os requisitos de conformidade do OFAC.”

Também é importante observar que nem todos os blocos criados por relés em conformidade com o OFAC estão censurando transações; no entanto, todos os blocos criados por relés em conformidade com o OFAC censurarão transações quando elas forem transmitidas para a rede e não atenderem aos padrões de conformidade do órgão governamental.

Embora as normas do OFAC visem principalmente organizações sediadas nos Estados Unidos, os validadores de fora dos EUA devem considerar a execução de relés sem censura em benefício da neutralidade da rede.

Em meio à redução da conformidade da Ethereum com O OFAC, a Grayscale tomou a decisão de abandonar todos os direitos sobre os tokens PoW Ethereum (ETHPoW). No entanto, a decisão foi atribuída à falta de liquidez dos tokens no mercado. De acordo com o anúncio oficial da gestora:

“Como tal, não é possível exercer os direitos de adquirir e vender os tokens ETHPoW e, em nome dos acionistas da data de registro, a Grayscale está abandonando os direitos sobre esses ativos.”

Por outro lado, algumas empresas de investimento em criptomoedas, como o ETC Group, tentaram lançar produtos negociados em bolsa (ETPs) dedicados ao EthereumPoW.

LEIA MAIS

Você pode gostar...