Picos de atividade na Camada 2 da Ethereum em agosto

No geral, apesar da volatilidade do mercado, parece que os L2s para Ethereum têm sido um ponto positivo.

As soluções de dimensionamento do Ethereum vêm ganhando uma quantidade crescente de tração nos últimos meses. Novas camadas 2s (L2s) estão sendo lançadas quase todas as semanas, à medida que a competição no espaço esquenta. O lançamento mais recente para atrair usuários rapidamente foi o Base L2 da Coinbase.

Construído no topo do OP Stack, o Base é um L2 separado construído com a mesma infraestrutura do Optimism, mas com seu próprio conjunto de sequenciadores que agrupam as transações na Mainnet. Poucas semanas após o lançamento, o Base superou o Optimism em termos de transações diárias, mas desde então caiu.

Fonte: ITB

A rede Optimism e o token OP ganharam força

As transações da rede Optimism atingiram um novo recorde histórico na quarta-feira, superando as transações da Arbitrum pela primeira vez em 2023.

O lançamento do Worldcoin de Sam Altman no Optimism há algumas semanas contribuiu para o aumento das transações à medida que os usuários reivindicam tokens WLD.

Embora as transações do Base não sejam liquidadas na rede da Optimism, parte das taxas que a Coinbase ganha são compartilhadas com o Optimism DAO, ajudando a aumentar suas receitas.

Esses fatores ajudaram a suportar o token OP, que diminuiu apenas 1% nos últimos 30 dias, em comparação com o desempenho de -18% do ARB e de -20% do MATIC.

À medida que a competição entre os L2s cresce, fica claro que o Ethereum se beneficia.

Fonte: ITB

O número de transações processadas entre a Ethereum Mainnet e os principais rollups do Optimism atingiu seu segundo maior valor na história.

A alta anterior estabelecida em março de 2023 ocorreu no dia do airdrop do ARB, que distribuiu US$ 1,7 bilhão em tokens aos usuários.

O número total de transações, incluindo L2s, agora é cerca de 3 vezes maior do que durante o pico do mercado em alta, quando a atividade ocorria apenas na rede principal.

Apesar do crescimento da L2, a rede principal do Ethereum não parece ter sido significativamente canibalizada, pois as transações permanecem em ~ 1M/dia, exatamente como eram há um ano.

Além disso, o Ethereum parece estar se beneficiando de cada acúmulo atraindo públicos ligeiramente diferentes.

Fonte: DeFiLlama

O ecossistema Arbitrum continua sendo o mais líquido e ativo para aplicações financeiras. Os números de TVL e volume diário da Arbitrum superam todos os L2s e a maioria dos L1s por dados DeFi Llama. Em apenas algumas semanas, o Base já acumulou $ 170M em TVL, superando Cardano e Bitcoin.

EIP-4844 Catalyst

A próxima atualização do Ethereum Dencun implementa uma proposta de melhoria que deve diminuir os custos de transação L2 em 10x-100x.

Embora o cronograma para o lançamento do Dencun ainda não tenha sido oficializado, é provável que ocorra no quarto trimestre do ano.

É provável que haja mais clareza sobre a data de lançamento depois que o testnet Devnet 8 for lançado na próxima semana, onde os desenvolvedores do Ethereum implementarão todas as propostas de melhoria definidas para serem incluídas no Dencun.

Os rollups do OP e de conhecimento zero (ZK) se beneficiarão dessa melhoria de escalabilidade e devem atrair mais usuários à medida que os custos diminuem em alguma ordem de grandeza.

No geral, apesar da volatilidade do mercado, parece que os L2s para Ethereum têm sido um ponto positivo. O OP ganhou impulso com a adoção rápida do OP Stack. O Base tornou-se uma das cadeias de mais rápido crescimento. E o Arbitrum continua a dominar o DeFi, mesmo que esteja recebendo menos atenção do que logo após o airdrop.

Todos esses L2s estão preparados para se beneficiar muito com a implementação da atualização do Dencun e, finalmente, ajudar a impulsionar o Ethereum para uma adoção mais ampla.

LEIA MAIS

Você pode gostar...