Brasil quebra recorde mundial de pagamentos com Bitcoin via Lightning Network

Recentemente o experimento Praia Bitcoin, estabeleceu o recorde mundial de transações em Bitcoin por meio da Lightning Network.

Recentemente o experimento Praia Bitcoin, estabeleceu o recorde mundial de transações em Bitcoin por meio da Lightning Network, com 71 transações em apenas 3 minutos e 33 segundos, um pagamento a cada três segundos. O flash mob foi realizado na escola Municipal Nossa Senhora da Consolação em Jericoacoara, durante o Carnaval Praia Bitcoin 2023. 

Durante o evento foram distribuídos kits para os alunos e moradores da Vila de Jericoacoara com uma carteira de papel e um cartão de débito de Bitcoin (Bolt Card). As crianças podem utilizar o cartão por aproximação em 21 um estabelecimentos dentro da vila e podem comprar frutas na escola por 10 SATs, aproximadamente um centavo de real, sem a necessidade de um smartphone.

A iniciativa organizada por Fernando Motolese, Vinicius Kinczel e Lucia Helena Buso, foi apoiada pela 2go Fintech que ofereceu recursos para a produção dos kits com o endereço Lightning, pelo CEO da Bipa, Luiz Parreira, que doou ao vivo as frações de Bitcoin utilizadas na ação.

Até mesmo o Bitcoin Beach, que serviu de inspiração para a versão brasileira do experimento de empoderamento financeiro, marcou presença com os fundadores Mike Peterson e Roman Martinez.

Logo após receber o kit, os participantes se organizaram em filas para receber os pagamentos enquanto tudo era gravado por diversas câmeras e cronometrado. O feito foi auditado por Lucas Ferreira da Lightning Labs, confirmando que os fundos realmente trafegaram entre os servidores Bitcoin e ficaram disponíveis nas carteiras Lightning dos participantes. 

Pagamentos com Bitcoin

“Este recorde é uma prova do poder do Bitcoin e que ele está pronto para as massas”, disse Fernando Motolese, fundador do Praia Bitcoin. “Estamos animados para ver o que o futuro reserva para a Lightning Network, e esperamos que esta conquista inspire outras comunidades a adotarem o Bitcoin como meio de troca e quem sabe, superarem nosso recorde.”

A equipe do Praia Bitcoin já planeja uma nova tentativa de bater o próprio recorde ainda este ano, só que desta vez com a presença da equipe do Livro dos Records (Guiness Book). Para apoiar a iniciativa faça uma doação na campanha de financiamento coletivo do projeto.

Primeiramente, foram geradas 10 carteiras no Servidor Bitcoin 1 – BitcoinBeachBR, carregadas com 100.000 SATs cada (0,00010000 BTC) , uma para cada doador voluntário. 

Em seguida, os recebedores que portavam um QR code com um endereço Lightning conectado às suas carteiras individuais hospedadas na instância da LNBits rodando no Servidor Bitcoin 2 – PraiaBitcoin, receberam pagamentos de 10.000 SATs. No total a ação transacionou 690.004 SATs ou 0.00690004 BTC.

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...