Ethereum aumenta capacidade da rede em 9% após hard fork London
O gráfico histórico do Etherscan para uso médio diário de taxas de rede mostra um salto de cerca de 9% desde que a atualização London foi implantada em 5 de agosto. O número passou de cerca de 92 bilhões para um pouco mais de 100 bilhões.
A última vez que uma mudança tão visível ocorreu foi por volta de 21 de abril, quando aumentou cerca de 17%. O movimento não é o mesmo que os altos e baixos nos preços de taxas de rede, mas um aumento medido no uso médio, por isso é um indicativo da capacidade geral da rede.
O co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, postou uma análise no Reddit detalhando três razões pelas quais o aumento ocorreu.
Razões para o aumento de capacidade do Ethereum
A atualização London também atrasou a ‘Era do Gelo do Ethereum’, que havia acabado de começar, explicou Buterin. Isso significa que os tempos médios de bloqueio voltaram ao nível normal de longo prazo de cerca de 13,1 segundos.
“Esta é uma diferença de cerca e 3% na velocidade do bloco, o que explica 3% do aumento de 9% no uso de taxas na rede.”
A bomba de dificuldade, que retarda a Era do Gelo, refere-se ao nível de dificuldade ou complexidade crescente no algoritmo de mineração de prova de trabalho. À medida que os cálculos se tornam mais difíceis, tempos de bloco ficam mais longos do que o normal e recompensas para mineradores ficam menores.
A segunda razão para o aumento é que havia mais espaço em bloco não utilizado antes do hard fork, como resultado de um ajuste máximo de taxas de rede usado de 15 milhões. Após a atualização, esse número se tornou o alvo, não o máximo.
“Isso significa que se a taxa de rede média usado, incluindo os blocos vazios, for inferior a 15M, a base de referência diminuirá até que a média volte para 15M. Portanto, isso representa mais cerca de 2-3%.”
Em terceiro lugar, a fórmula EIP-1559 não é perfeita para atingir 50% da taxa básica a ser queimada, afirmou Buterin. Há uma relação complexa entre as médias aritméticas e geométricas para o tamanho do bloco e cálculos de taxas. Os blocos médios agora estão ligeiramente mais cheios (mais de 50%) do que estavam antes da atualização, o que também é responsável por um pequeno aumento na capacidade.
“Os usuários da Ethereum podem se alegrar com o aumento involuntário de 6% da capacidade que London trouxe”, concluiu Buterin.
Taxas de rede voltam a subir
Os usuários da Ethereum provavelmente não ficarão felizes com outro pico de taxas de rede resultante do lançamento do NFT do CyberKongz no domingo (15). A taxa média de transação agora está perto de US$ 25, de acordo com o BitInfoCharts, e os usuários estão pagando até US$ 40 por um swap de token e ainda mais por operações complexas de contrato inteligente.
O artigo Ethereum aumenta capacidade da rede em 9% após hard fork London foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.