Escola alemã de Frankfurt vai emitir certificados de curso usando blockchain
A Escola de Finanças e Administração (FS) de Frankfurt, na Alemanha, agora oferecerá aos estudantes a capacidade de comprovar suas qualificações usando a tecnologia blockchain, relatou o Cointelegraph auf Deutsch em 17 de setembro.
Como parte de um programa piloto, os graduados de um dos cursos da FS na tecnologia blockchain poderão comprovar a conclusão bem-sucedida do curso com uma certificação armazenada em uma blockchain.
Para o projeto piloto, a FS está trabalhando com a Consensys, uma das principais empresas de software no campo blockchain. A Consensys desenvolveu um aplicativo descentralizado (DApp) para as chamadas identidades auto-soberanas, em que os certificados não são necessariamente publicados em um blockchain, mas apenas copiados para os computadores de vários participantes da rede.
As cópias podem ser criptografadas para que o proprietário de um determinado nó na respectiva rede possa decidir, caso a caso, quais certificados ele ou ela torna visíveis para outros participantes da rede. Assim, o blockchain realmente torna as credenciais fisicamente portáteis para os alunos.
Veronika Kütt, pesquisadora associada do FS Blockchain Center e chefe do projeto piloto, encontra a oportunidade de apresentar digitalmente certificados “fascinantes”:
“Estamos fazendo um trabalho pioneiro aqui. <…> Nossos alunos acham que é um privilégio estarem envolvidos em novas tecnologias em um estágio inicial. É um pouco como a programação dos primeiros sites públicos da Internet em meados dos anos 90.”
O professor Philipp Sandner, chefe do FS Blockchain Centre, acrescentou:
“Com o blockchain você pode armazenar dados pessoais, como um CV ou carteira de identidade, como em um livro de imagens. Com nosso projeto, mostramos como é fácil e confortável para o usuário.”
Isso faz da FS a primeira instituição de ensino na Alemanha a oferecer aos seus alunos certificados baseados em blockchain. A nova tecnologia também está sendo usada na Suíça na Universidade de Basel. No final de abril, o Centro de Financiamento Inovador (CIF) introduziu certificados de cursos registrados no blockchain da Ethereum.
Fonte: Cointelegraph