É por isso que o Ethereum, e não o Bitcoin, impulsionará o sistema financeiro
A blockchain Ethereum, e não a do Bitcoin, está prestes a ser a pedra angular do sistema financeiro do futuro.
Essa afirmação decorre de uma série de avanços e das características inerentes à blockchain do Ethereum. Em suma, devido à atualização Dencun, que reduziu significativamente as taxas de transação na rede.
Ethereum prestes a mudar tudo
A jornada do Ethereum até 2024 foi espetacular. Seu valor de mercado cresceu mais de 58% no acumulado do ano, com a revitalização no setor NFT e a capitalização de mercado de stablecoins atingindo máximos em vários anos. Este aumento na proeminência do Ethereum reflete a sua crescente utilidade e adoção em vários setores, da arte digital ao DeFi.
Além disso, a atualização Dencun reduziu drasticamente os custos de transação ao implementar a Proposta de Melhoria do Ethereum (EIP) 4844. Ela levou a uma redução significativa nos custos de transação da Camada 2 ao introduzir blobs de dados ou proto-danksharding.
Leia mais: Melhores criptomoedas para fazer day trading em março de 2024
Esta modificação também melhorou a disponibilidade de dados em redes de Camada 2, reduzindo as despesas com gás em até 90% em determinadas plataformas.
Na verdade, os custos médios das transações em redes proeminentes da Camada 2, como Arbitrum, Optimism, Base e zkSync Era, sofreram uma redução que varia de 60% a 90%. Tais avanços solidificam a posição do Ethereum como uma plataforma versátil e eficiente para aplicações blockchain.
Os contratos inteligentes, uma característica definidora da rede Ethereum, estão na vanguarda deste salto tecnológico. Na verdade, eles são a espinha dorsal de muitas aplicações, permitindo comunicações contínuas de blockchain para blockchain e de blockchain para outras tecnologias.
Embora as taxas de transação diminuam, espera-se que a adoção e o desenvolvimento de contratos inteligentes acelerem, promovendo a inovação e o investimento.
Blockchain Ethereum é mais importante que Bitcoin para NFTs?
Apesar dos seus desafios, o papel do Ethereum no mercado NFT reflete a sua versatilidade e potencial de crescimento. Além da sua associação com a arte digital, os NFTs oferecem oportunidades únicas para representar a propriedade e o controle nos domínios digital e físico.
O ressurgimento dos investimentos em NFT, evidenciado pelo fundo de US$ 50 milhões da Hivemind Capital Partners dedicado a eles, sinaliza um mercado em maturação e casos de uso em expansão para a tecnologia da Ethereum.
“Os mercados de arte digital, cultura digital e arte generativa estão hoje onde estava o mercado de criptomoedas há 12 meses. Quando as pessoas falam sobre NFTs, essas três letras, as pessoas associam muitas coisas ruins ao seu redor nos últimos dois anos, o que é na verdade muito, muito indigno pelo que é”, disse o fundador do Hivemind Digital Culture Fund.
O contraste entre o Ethereum e o Bitcoin se torna cada vez mais nítido. Enquanto o Bitcoin continua a dominar as manchetes com seus preços e fluxos de investimento, o Ethereum lança as bases para um novo sistema financeiro.
Em suma, o compromisso do Ethereum com a inovação, escalabilidade e utilidade promove um ecossistema financeiro mais inclusivo, eficiente e descentralizado.
A atualização Dencun e o crescente ecossistema do Ethereum, mais que o Bitcoin, exemplificam o potencial do blockchain para perturbar as finanças. A visão da rede de uma base neutra e sem permissão está se tornando mais crítica. Especialmente conforme a indústria avança para uma abordagem modular, diferentes redes de Camada 2 e Camada 3 oferecem soluções personalizadas para velocidade, descentralização e segurança.
O artigo É por isso que o Ethereum, e não o Bitcoin, impulsionará o sistema financeiro foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.