Justiça dos EUA manda gigante fintech vender braço da Credit Karma para a Square antes da aquisição de US$ 7,1 bilhões

A Intuit, que também possui o TurboTax, não tem permissão para controlar todos os softwares de impostos ao consumidor, diz DoJ.

De acordo com um anuncio e uma série de documentos revelados nesta quarta-feira, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos está preocupado com as ambições da Intuit, ou pelo menos em parte.

A Intuit possui um software de finanças voltado para o usuário final, incluindo o aplicativo de orçamento Mint, o software tributário digital faça-você-mesmo TurboTax e o QuickBooks, para contabilidade empresarial. A empresa anunciou inicialmente a aquisição da Credit Karma em fevereiro por US $ 7,1 bilhões.

No caso antitruste divulgado hoje, o DoJ não se opõe à maior parte da nova aquisição, mas ordenou que a Intuit deixasse o braço tributário do Credit Karma, que diz ser um grande concorrente da TurboTax. Em sua reclamação, o DoJ escreve:

“Em 2020, aproximadamente 41 milhões de indivíduos apresentaram uma declaração de imposto federal usando o TurboTax da Intuit, representando cerca de 66% do mercado total de produtos de preparação de impostos DDIY. Durante o mesmo período, aproximadamente dois milhões de indivíduos apresentaram uma declaração de imposto federal usando o Produto de preparação de impostos DDIY da Credit Karma, representando cerca de 3% do mercado total. “

Ainda não se sabe quanto a Square vai pagar pelo negócio tributário da Credit Karma. O DoJ também observou que o negócio é uma ameaça para a TurboTax porque oferece seus serviços gratuitamente.

A Square, por sua vez, também administra o CashApp, que está cada vez mais envolvido com Bitcoin. A Intuit, por outro lado, atraiu críticas do guru cripto Andreas Antonopoulos no ano passado. Antonopoulos alegou que a Intuit bloqueou seus pagamentos com cartão de crédito nos serviços de contabilidade da empresa devido ao uso de criptomoedas.

No início deste mês, o DoJ abriu outra ação antitruste em pagamentos contra a tentativa da Visa de adquirir o Plaid.

 

LEIA MAIS

Você pode gostar...