Dogecoin vai migrar para PoS, diz fundador do Ethereum
Em entrevista recente, Vitalik Buterin confirmou estar ajudando a Dogecoin Foundation a migrar o método de consenso da DOGE para PoS.
Cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin é a principal mente por trás do ETH 2.0, grande atualização que pretende, entre outras coisas, fazer com que a rede da segunda maior criptomoeda do mundo passe do modelo atual de prova de trabalho (PoW) para prova de participação (PoS).
Porém, não é somente no ETH que o desenvolvedor pretende realizar essa mudança. No final do ano passado, a Dogecoin Foundation, organização responsável pelo desenvolvimento da DOGE, já havia informado estar contando com a ajuda de Buterin para fazer essa mesma migração.
Em entrevista recente ao canal UpOnly, ele confirmou estar envolvido neste projeto, dizendo que praticamente todas as criptomoedas seguirão os mesmos passos:
“Todas as principais criptomoedas, exceto uma, têm um plano ativo para mudar para Proof-of-Stake. Acho que os argumentos serão ainda mais fáceis de fazer quando você souber que o Ethereum é Proof-of-Stake e quando souber que os planos de Dogecoin estão mais avançados e os planos de Zcash estão mais avançados. ”
Benefícios do PoS
Ainda não há um consenso na comunidade cripto sobre o modelo PoS ser melhor do que o PoW. Alguns usuários e nomes conhecidos no mercado, como Jack Dorsey, atentam para o fato deste novo método não oferecer tanta segurança para a rede como a prova de trabalho oferece.
Além disso, não há nenhum sinal de que o Bitcoin (BTC), criptomoeda mais sólida e confiável no mercado, migre para esse sistema. No entanto, conforme destacado pela Dogecoin Foundation, o PoS pode oferecer recompensas para toda a comunidade do ativo que deseja participar deste processo, e não somente aos grandes mineradores, como acontece com o BTC.
“Permite que todos, não apenas os grandes usuários, participem de uma maneira que os recompense por sua contribuição para administrar a rede e, ao mesmo tempo, retribua a toda a comunidade por meio de causas de caridade.”
O modelo de prova de participação ainda é mais sustentável do que o PoW, pois necessita de uma quantidade muito menor de energia elétrica para que seja realizado. Vale destacar que o impacto ambiental causado pela mineração de Bitcoin e cunhagem de NFTs na rede Ethereum tem sido uma das principais críticas feitas sobre o mundo cripto atualmente.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Mais novidades da Dogecoin
A migração para PoS não será a única novidade que a Dogecoin pretende apresentar para a sua comunidade neste ano. Conforme roadmap divulgado, o ecossistema da criptomoeda meme será expandindo para diversas áreas.
Entre os principais projetos estão um ambiente repleto de conteúdos educacionais, uma carteira própria que pode ser usada em plataformas de pagamento e a inserção da DOGE em jogos play-to-earn.
A Dogecoin Foundation ainda pretende lançar uma nova criptomoeda, a Libdogecoin, assim que a migração para PoS for concluída.
Apesar das mudanças, a DOGE continua em forte tendência de baixa. Atualmente, a meme coin é negociada em US$ 0,14, 80% abaixo do seu preço recorde de US$ 0,73. Somente em 2022, o token desvalorizou cerca de 20%, segundo CoinGecko.
O artigo Dogecoin vai migrar para PoS, diz fundador do Ethereum foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.