‘Não vendam nos momentos de queda’, diz Hashdex a investidores sobre crash no mercado de criptomoedas
“Aconselhamos a não venderem nos eventos de queda”, declara Hashdex, responsável pelo primeiro ETF de criptomoedas do Brasil
Em uma carta enviada a seus clientes, a Hashdex, responsável pelo primeiro ETF de criptomoedas do Brasil e por fundos de criptoativos aprovados pela CVM, abordou o recente crash no mercado de criptomoedas.
No comunicado, a Hashdex explica que o mercado de criptoativos está passando pelo pior drawdown desde o auge da crise do coronavírus, em março do ano passado.
Assim, a empresa destaca que desde outubro do ano passado até abril último, o mercado de criptoativos experimentou uma forte valorização.
-
É tudo nosso: Banco BTG Pactual compra a Empíricus, gestora Vitreo, portais MoneyTimes e SeuDinheiro
Assim a Hashdex explica que nestes meses foi uma sequência ininterrupta de retornos positivos mês após mês, desde o anúncio do PayPal da integração de criptoativos em sua plataforma, sustentado pela adesão de grandes bancos e investidores institucionais e potencializado pela notícia de que a Tesla Motors havia comprado Bitcoins.
“Nesse período, o NCI valorizou 476% e o Bitcoin atingiu a máxima histórica próxima dos 65 mil dólares”, declarou a empresa.
Recuo no preço do Bitcoin
Ainda segundo a Hashdex mesmo durante o ciclo de alta houve alguns sustos, com recuos do preço do Bitcoin na casa dos 20%, porém, na última semana, uma queda acentuada e de 5 dias consecutivos trouxe certo pânico para o mercado.
“O primeiro vetor foi o anúncio de Elon Musk de que a Tesla não aceitaria mais Bitcoin para compra de seus veículos por conta de preocupações com o impacto ambiental do consumo energético da mineração. Esse tema é bastante cíclico na comunidade de cripto mas, ainda assim, a notícia deflagrou um primeiro sell-off que se estendeu por alguns dias”, destacou.
Assim, devido a volatilidade do preço dos criptoativos a Hashdex recomenda que seus investidores tenham cautela tanto na alta como na baixa.
“Por mais que sejam tentadoras as oportunidades de buscar lucros rápidos nos momentos em que o mercado sobe tão aceleradamente, acertar o timing é extremamente difícil. Nossa recomendação é que os investimentos em criptoativos sejam feitos com horizontes de tempo de anos. Da mesma forma que recomendamos aos investidores que contenham seus impulsos de investir nos momentos de euforia do mercado, aconselhamos a não venderem nos eventos de queda”, declara.
Para finalizar, a Hashdex declara que, Elon Musk a parte, os principais eventos que impactam o preço dos criptoativos são relacionados à adoção, regulação, melhorias na tecnologia e outros que são quase que exclusivos dessa classe de ativos.
- ETF de criptomoedas sobe 12%, estreia com sucesso na B3 e foi o terceiro maior em valores negociados
“Por isso, as criptos contribuem bastante para a diversificação quando adicionadas a portfólios de ativos tradicionais”, finaliza.
LEIA MAIS