Rupia Digital obtém grande aumento de usabilidade por meio da integração do Yes Bank com a UPI

A integração UPI do aplicativo Yes Bank é a primeira para o CBDC de varejo indiano, que viu uma variedade de projetos desde seu lançamento piloto em dezembro.

A moeda digital do banco central do Reserve Bank of India (RBI), a rupia digital, terá usabilidade aprimorada, anunciou o Yes Bank em 30 de agosto. Isso ocorreu graças à integração do Yes Bank da Interface Unificada de Pagamentos (UPI) com o aplicativo de rupia digital do RBI . Agora, os titulares de contas do Yes Bank poderão fazer transações com a rupia digital digitalizando os códigos QR UPI.

O UPI é um portal nacional de pagamentos operado pela National Payments Corporation of India (NPCI), uma divisão do RBI. O NPCI fornece a infraestrutura tanto para a UPI quanto para a rupia digital. A UPI é usada por 150 milhões de comerciantes na Índia, de acordo com reportagens da imprensa local.

O aplicativo Yes Bank marca a primeira integração do UPI com a moeda digital do banco central (CBDC). O executivo do Yes Bank, Ajay Rajan, disse em um comunicado:

“A transição para uma plataforma CBDC interoperável mantém a promessa de capacidades transacionais contínuas, eficientes e mais amplas para os clientes do YES BANK. […] Este facilitador transformacional facilitará um salto quântico no uso do CBDC, impulsionado pela maior conveniência e acessibilidade.”

O Yes Bank foi um dos oito bancos participantes originais do projeto piloto de rupia digital de varejo, lançado em dezembro. O projeto recrutou 5.000 comerciantes participantes e 50.000 usuários do CBDC e realizou 800.000 transações no valor de US$ 134 milhões até fevereiro. Um piloto separado de rúpias digitais no atacado foi lançado em novembro .

A rupia digital já é aceita em algumas lojas da grande rede Reliance Retail do país por meio de um programa de uso de códigos QR que começou em fevereiro em conjunto com o ICICI Bank, Kotak Mahindra Bank e Innoviti Technologies.

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