Moeda digital russa reduzirá lucro dos bancos, mas ajudará as empresas
O banco central da Rússia quer que o rublo digital ajude as empresas eliminando os intermediários financeiros.
Espera-se que o rublo digital da Rússia não só reduza os custos dos negócios, mas também possa cortar os lucros dos bancos comerciais, de acordo com Elvira Nabiullina, presidente do Banco da Rússia.
Em uma reunião de 3 de dezembro da “Opora Russia”, uma organização não-governamental de pequenas e médias empresas, Nabiullina disse que o rublo digital poderia reduzir os lucros dos bancos comerciais com comissões e taxas de transação.
Além disso, ela afirmou que a moeda digital do banco central é um desenvolvimento natural para tornar os serviços financeiros mais simplificados:
“Este é um movimento natural no desenvolvimento do sistema financeiro: os intermediários financeiros deveriam tornar-se menos onerosos para a economia e ganhar dinheiro com novos produtos e serviços em vez de lucrar com seu monopólio e falta de alternativas […] Acreditamos que pequenos e médios empresas de grande porte devem definitivamente se beneficiar disso. ”
Também foram destacados uma série de benefícios de um rublo digital, incluindo pagamentos mais seguros e rápidos. “Estamos considerando vários modelos em que o rublo digital pode existir, nos quais a interação de clientes, banco central e bancos comerciais se organiza de formas diferentes, mas essas vantagens permanecem em todos os modelos. São pagamentos rápidos, confiáveis e seguros ”, disse ela.
Em outubro de 2020, Nabiullina afirmou que um rublo digital não terá o mesmo nível de anonimato que dinheiro, observando que o Banco da Rússia espera fortalecer a privacidade do usuário. Os comentários da presidente foram feitos logo depois que o banco central da Rússia divulgou oficialmente seus planos CBDC em 13 de outubro. De acordo com o banco, um rublo digital poderá em breve ser usado como uma forma adicional de dinheiro junto com o dinheiro.
Leia mais: