Desenvolvedor da criptomoeda Solana é assaltado na Colômbia

A ser realizada entre os dias 7 e 16 de outubro, a conferência anual Devcon 2022 promete reunir os maiores profissionais ligados ao Ethereum. Entretanto, após um desenvolvedor da Solana ter sido supostamente assaltado em Bogotá, alguns já estão desistindo da ideia.

Sem identidade revelada, os rumores do ocorrido se espalharam pelo Twitter nesta segunda-feira (3). O que chama atenção é a preocupação da comunidade ao visitar países latino-americanos.

“Ouvi que alguém da equipe de engenharia da Solana foi roubado no aeroporto de Bogotá (eles estavam vestindo roupas da Solana, risos). Acho que os desenvolvedores de ETH devem valorizar a segurança, não levando nada relacionado a criptomoedas. Pegando um laptop e telefone novo amanhã. Tomando zero chances.”

Nos comentários, alguns brincam com a situação. Um deles aponta para outro tuíte mais antigo em que um usuário pede, em tom de brincadeira, onde pode conseguir uma carteira de hardware dourada para pendurar no pescoço enquanto anda pelas ruas de Bogotá.

“Assim meus irmãos de cripto podem me reconhecer e vir falar comigo (sou tímido).”

Carteira de hardware sendo usada como pingente em colar. Fonte: Twitter/Reprodução.

Outros destacam que há diversas outras conferências na América do Sul, uma delas no Brasil, e que isso é um grande risco para a integridade dos participantes.

“Desenvolvedores do ETH maximizando sua probabilidade de serem sequestrados”

Até mesmo um guia de segurança foi publicado para conferência em Bogotá

Enquanto alguns acreditam que tais eventos são seguros, outros se tornaram extremamente paranoicos. Uma usuária chegou a publicar um guia de segurança para os desenvolvedores que visitarem a cidade de Bogotá.

Como destaque, o guia cita o risco de ser assaltado na rua, de ser sequestrado no taxi/Uber, bem como de sua casa alugada ser invadida. Claro, a clonagem de cartões de crédito também aparece na lista.

Sendo assim, o texto recomenda que os desenvolvedores não levem carteiras de hardware, dispositivos para armazenamento de senhas, relógios e joias caras e outros itens.

Contudo, o mais chocante são as recomendações sobre o que levar para a conferência. Na imagem abaixo é possível ver alguns dispositivos de segurança nada comuns para uma viagem de negócios.

  • Apito ou alarme pessoal
  • Spray de pimenta
  • Câmera de segurança
  • Sensores de alarme
  • Roteador de viagem

“Adicione uma assinatura para que os vídeos sejam enviados para a nuvem, caso você precise investigar.”

Itens recomendados para desenvolvedores levarem para conferência sobre criptomoedas em Bogotá, na Colômbia. Fonte: Reprodução.

Além de roubos comuns, que acontecem com qualquer pessoa, outros também temem que organizações criminosas possam orquestrar crimes mais elaborados, como sequestro.

Curiosamente, 58,7% das pessoas acharam o guia relevante, enquanto 7,1% acreditaram que não. Outros 34,1% responderam que Bogotá é seguro.

Enquete sobre o guia da viagem à Bogotá.

Alguns figurões já desistiram de ir para conferência em Bogotá

Dado toda essa paranoia, alguns desenvolvedores já desistiram de comparecer ao evento. Embora Sandeep Nailwal tenha apagado seu tuíte rapidamente, o texto do co-fundador da Polygon foi capturado pelo Decrypt enquanto ainda estava disponível.

“Devido a preocupações de segurança, decidi não ir a Bogotá, Colômbia, para a Devcon 2022. Sentirei falta de conhecer muitos dos amigos da comunidade do ETH. Tudo de bom a todos, espero que gostem.”

Tuíte deletado do co-fundador da Polygon afirmando que não comparecerá em evento da Devcon em Bogotá.

Por fim, embora a situação pareça muito mais alarmante do que realmente seja, vale lembrar que o evento reunirá pessoas que já estão na indústria há muitos anos, ou seja, são ricas.

Portanto, embora suas economias estejam seguras com uma tecnologia de ponta — como carteiras de hardware e senhas com 30 caracteres — uma simples faca consegue quebrar toda essa segurança.

Fonte: Livecoins
Desenvolvedor da criptomoeda Solana é assaltado na Colômbia

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Você pode gostar...