Deputada dos EUA pede alteração de última hora em lei que afeta Bitcoin
A congressista Anna Eshoo se juntou ao grupo de apoiadores de criptomoedas, solicitando que a Presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, altere alguns termos do projeto de infraestrutura bipartidário do país, que pode ser prejudicial ao mercado cripto.
A congressista Anna Eshoo se mostrou do lado do crescente grupo de pessoas que se opõem à linguagem do novo projeto de infraestrutura bipartidário. O projeto de lei, de US$ 1 trilhão de dólares, impõe regulamentações novas e preocupantes à indústria do Bitcoin (BTC) e demais criptomoedas.
A democrata, eleita pelo estado da Califórnia, emitiu uma carta para a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, na quinta-feira (12). O documento pede que Pelosi revise “a definição problemática de corretor”. O projeto foi aprovado no Senado e agora aguarda decisão na Câmara.
A congressista compartilhou uma cópia da carta em sua conta oficial no Twitter. Eshoo disse acreditar que o setor de criptomoedas deve ser abordado, mas sem impedir a sua inovação.
“Eu compartilho os objetivos da disposição subjacente para abordar a evasão fiscal no mercado de criptomoedas, mas a Câmara deve alterá-lo, como a emenda de compromisso bipartidário faria, para cumprir esse objetivo sem sufocar a inovação em uma indústria nascente, impondo regulamentos impraticáveis”, pediu, adicionando a hashtag “DontKillCrypto” (não mate as criptomoedas) no tuíte.
Embora um assessor da liderança tenha confirmado que o texto final do projeto de lei será revisado, isso não significa que mudanças serão feitas.
Projeto de lei que pode sufocar criptomoedas
O projeto de lei possui mais de 2.000 páginas, mas a seção que trata de criptomoedas é pequena. No entanto, os efeitos desse trecho podem ser grandes. A proposta contém uma cláusula que exige pagamentos adicionais de impostos da indústria de criptomoedas que supostamente ajudariam a financiar a conta exorbitantemente para que o projeto de lei seja implementado.
No entanto, líderes dentro e fora do mercado de criptomoedas, juntamente com organizações que apoiam os direitos digitais, dizem que a abordagem do projeto é uma ameaça a este setor.
Se o projeto permanecer inalterado, mineradores, investidores e desenvolvedores estariam na mesma posição que as principais empresas do setor. O simples ato de comprar café com Bitcoin pode se transformar em uma obrigação de declaração à Receita Federal dos Estados Unidos (IRS).
Um grupo bipartidário de senadores já propôs uma emenda ao projeto. No entanto, ele acabou falhando depois que outro senador acrescentou um trecho não relacionado.
Toda a indústria está nervosa enquanto a decisão não é tomada. Grandes figuras da indústria cripto estão preocupadas com o “profundo impacto negativo” que esse projeto de lei pode impor. Mais do que nunca, o setor precisa de pessoas no lugar de poder para ficar ao seu lado. A congressista Eshoo disse que está pronta para se comprometer a esta causa:
“Estou pronta para trabalhar com você para garantir que a legislação de infraestrutura aborde a evasão fiscal para pagar por seus investimentos sem ameaçar indevidamente um setor em crescimento de nossa economia.”
O artigo Deputada dos EUA pede alteração de última hora em lei que afeta Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.